Rapidinhas do Branco – LX

Balanço da CPI da Vale

Os trabalhos da CPI, que investigou a Vale acerca dos impactos da construção/operação do Ramal Ferroviário S11D na vida das comunidades das zonas rural e urbana de Parauapebas, chegaram ao fim e concluíram que a mineradora é responsável por danos ambientais, agrários, sociais e financeiros. O relatório final da CPI da Vale foi apresentado na sessão extraordinária da CMP que foi realizada no dia 18. A comissão foi instaurada em abril de 2021.

Terceira via?!

Na noite da última terça-feira, 26, Parauapebas acompanhou um verdadeiro desabafo do casal Ivanaldo Braz e Maquivalda Barros, ambos do PDT, sobre um fato pessoal que os envolvia. No relato, ambos deixaram claro que estão mais unidos do que antes e que a pré-candidatura de Braz está mais forte do que nunca. A questão é que a decisão que está sendo chamada de “terceira via” implica em outros desdobramentos políticos. Braz e Maquivalda irão levar o projeto político de seu grupo em “voo solo”? Se sim, entregarão os espaços que possuem no governo Darci? Vamos aguardar.

Em modo espera

Havia a expectativa de que o prefeito Darci Lermen (MDB) lançasse oficialmente o presidente da Câmara Municipal e seu correligionário, Rafael Ribeiro como o seu candidato nos últimos dias do ano corrente, antes do recesso. Todavia, o anúncio não ocorreu. O que se fala é que a decisão foi postergada pelo fato de que o citado mandatário não conseguiu fechar acordo com os outros pré-candidatos de sua base. Darci não quer racha, trabalha pela unidade. Pelos últimos movimentos, essa possibilidade está a cada dia mais difícil.

Frota aérea própria 

Dos 17 deputados federais do Pará, 16 utilizam o apartamento funcional. Um pediu ressarcimento (auxílio-moradia de 3.800 reais) foi pedido pelo ex-prefeito de Castanhal, Hélio Leite (UB). A primeira-dama de Ananindeua, Alessandra Haber é a única da bancada que não recebe. O que dizem é que tem um jatinho disponível que lhe permite não pernoitar na capital federal. Quem pode, pode.

Gastona da publicidade

Entre os 513 deputados federais, o Pará tem a parlamentar que mais gastou com a cota parlamentar em relação à publicidade. Ela atende pelo nome de Alessandra Haber, que é a primeira-dama de Ananindeua. A citada gastou nada mais nada menos 445,8 mil reais (90% de toda a cota deste ano) na promoção de seu mandato. É aquela máxima: “Quem não tem o que mostrar, tem que gastar em publicidade”.

Freio em Daniel 

Conforme adiantado pelo Blog do Branco, a reeleição do prefeito de Ananindeua Daniel Santos (ainda no MDB) não será tão fácil como se pensa. O ex-deputado estadual e atual presidente da Funtelpa, Miro Sanova, se filiará em breve ao PT. O diretório municipal do partido será destituído. Esses movimentos estão sendo feitos pelo senador Beto Faro e pelo governador Helder Barbalho, visando dificultar a reeleição do prefeito Daniel Santos (ainda no MDB).

Gestão do espetáculo 

Enquanto o prefeito de Ananindeua Daniel Santos (ainda no MDB) inaugura orla (obra muito questionada sob o ponto de vista ambiental), o segundo mais populoso município do Pará ainda não conta com um próprio pronto socorro, fora os diversos problemas no atendimento da atenção básica.

Balanço legislativo

Alepa apresentou o seu balanço legislativo 2023: 102 sessões: 01 de instalação, 02 de preparação, 61 ordinárias e 38 extraordinárias; requerimentos: 715 apreciados, 703 aprovados; projetos: 887 apreciados com 885 aprovados; moções 1572, todas aprovadas; 3160 preposições aprovadas, deferidas e concluídas em plenário. A Alepa fecha o ano com índice de produtividade de 87,2%.

PIB paraense em alta

O PIB apresentou crescimento nominal em 134 dos 144 municípios do Pará, abrangendo mais de 90% do Estado, em todas as 12 Regiões de Integração. Os dados fazem parte do “Relatório PIB Municipal”, divulgado pela Fapespa, em parceria com o IBGE. Esse é o indicador econômico mais usado para medir o crescimento do país.

De volta pra casa

“O bom filho a casa torna” é um ditado popular utilizado para expressar o ato de voltar a fazer algo que já era acostumado a fazer, ou visitar e estar num lugar já habitual. É dessa forma que o deputado estadual Torrinho Torres deverá aceitar o convite feito pelo governador Helder Barbalho para retornar ao MDB, seu partido de origem e no qual iniciou sua trajetória como correligionário.

Mal cheiro na eleição

Pelo visto, a campanha do próximo ano para a Prefeitura de Belém será pautada na questão do lixo. Um problema antigo e complexo. Nenhum candidato que irá concorrer conseguirá resolver a questão em um mandato. O processo licitatório está pronto e deverá ser finalizado nos próximos dias. É nessa resolução que o atual prefeito se agarra para tentar se reeleger.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

De Brasília, Helder Barbalho governa o Pará

O título deste texto parece ser pura propaganda, apoio ou meramente uma fineza ao citado. Primeiramente, o blog não se propõe a isso. O texto

Covaxin: Fiat Elba de Bolsonaro?

Em 1992, a compra de um carro modelo Fiat Elba Weekend 91 pelo então presidente Fernando Collor de Mello, que teria sido adquirida com dinheiro

Governo anuncia novas linhas de crédito de R$ 12 bilhões para indústria

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (25) uma nova rodada de R$ 12 bilhões em crédito para a modernização da indústria nacional. A iniciativa faz

#TBT do Blog – Ponte do rio Moju, um ano depois: o retrato do governo Jatene

Há exato um ano (23/03/2014), a ponte sob o rio Moju, que margeia o município de mesmo nome, teve parte de sua estrutura derrubada após

No compasso de Darci

Anteontem, 15, o prefeito Darci Lermen (MDB) participou da sessão solene da Câmara Municipal de Parauapebas, evento que abriu os trabalhos legislativos em 2023, ao

Na ONU, Joe Biden pede ao mundo que apoie a Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um apelo aos líderes mundiais na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (19),