Rapidinhas do Branco – LXVII

COMPARTILHE:

Dia D

Pelo visto, é hoje, 26, em Belém, que será decidido o futuro político-eleitoral de Parauapebas. Foram chamados pelo governador Helder Barbalho: o prefeito Darci Lermen, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, o deputado federal Keniston Braga, os três do MDB; e o deputado estadual Ivanaldo Braz, do PDT.

Seguirá a lógica?

A questão sobre a reunião é: o governador Helder Barbalho, seguirá à lógica, ou seja, tomará a decisão em conjunto com o prefeito Darci Lermen, tendo como base pesquisas registradas que colocam Rafael Ribeiro em segundo (em primeiro entre os nomes da base governista), sendo o único a conseguir vencer o líder nesses levantamentos, o vereador Aurélio Goiano (PSD). Vale lembrar que a favor de Ribeiro tem seu índice de intenção de voto (o dobro em relação ao terceiro) e baixa rejeição. E ai, governador?

Martelo batido local

O que se fala em Parauapebas é que a decisão de quem será o sucessor de Darci Lermen, cabe ao o próprio prefeito. Essa história de que a decisão virá de Belém, não está sendo bem aceita na Capital do Minério. O que se diz é que aqui a autonomia econômica sempre fez Parauapebas ser independente de Belém, portanto, não aceitar escolha de fora de quem governará aqui.

Realidade se impôs 

O deputado federal Keniston Braga (MDB) bem que tentou, foi ao limite, mas chegou a conclusão que sua pretensão de ser o próximo prefeito de Parauapebas não iria se concretizar. Com alta rejeição e baixo índice de intenção de voto, o citado retirou o seu nome da disputa e anunciou seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Ivanaldo Braz, do PDT. A questão é: tal união mais ajuda ou atrapalha eleitoralmente quem continua na disputa?

Princesa do Sul

A gestão da prefeita Mariana Chamon, do MDB, que se reelegerá de forma tranquila em outubro, justificou tal reconhecimento da população com mais um feito: aquisição do melhor aparelho de ultrassom do Sul do Pará. O mais completo da região, com sonda 4D e Ecocardio. Por lá, a oposição anda quietinha, sem esbouçar reação.

Brasília movimentada 

A capital federal nesta última semana esteve sob grande procura dos agentes políticos do Pará. Por lá, encontrava-se político de todas as regiões do estado. Os “caciques” estão por lá, e está chegando a hora de definir os cenários políticos municipais.

Nome com moral 

O nome de Rafael Ribeiro, atual presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, se tornou, digamos, grande, com alto nível de reconhecimento em pouco tempo. Saiu de uma projeção local para estadual rapidamente. Sua ida a Brasília, por exemplo, foi uma demonstração disso. Na capital federal foi recebido por ministros, senador, deputados. Não precisou de intermediários, o homem vai direto.

Escolha errada 

O que se diz é que o médico cardiologista, que se apresenta como pré-candidato a prefeito de Parauapebas, Felipe Augusto, tenha dado um “tiro no pé” ao ter trocado o PL pelo Republicanos. Tudo porque, sua base eleitoral é bolsonarista, e o seu novo partido – pelo menos no Pará – é da base política do governador Helder. Como fazer política? A esperança do mesmo é que a legenda saia da aba dos Barbalho. A ver.

Seguindo sozinho 

Aos que insistem em dizer que o prefeito de Marabá, Tião Miranda, do PSD, continua a apoiar o nome de seu vice, Luciano Dias para ser o seu sucessor, basta prestar atenção em um fato: o mesmo continua em sua pré-campanha, todavia, sem a presença do atual mandatário que, pelo visto, resolveu se afastar, mas sem desencorajar o seu vice de sair da disputa.

PT de Santarém

No terceiro maior colégio eleitoral do Pará, o PT ainda não desistiu de disputar a prefeitura. A deputada estadual e ex-prefeita de Santarém, Maria do Carmo, tenta de todas as formas concorrer. Por lá, o nome que o governador Helder Barbalho “bateu o martelo” é a do ex-deputado estadual José Maria Tapajós, que se filiou ao MDB. O caso chegou até Brasília, ao que tudo indica sem sucesso a petista.

Mudança de rota?!

Crescem os rumores de que a vice-governadora Hana Ghassan, do MDB, escolhida de forma bem antecipada pelo próprio governador para lhe suceder, parece que a decisão está sob análise de Helder. O mandatário estadual vem demonstrando certa preocupação com o futuro político de Hana. A questão é meramente política. Mesmo com todo o empurrão do chefe, a citada não decola. O medo é que o caso Lula-Dilma se repita por aqui. A ver.

Micareta bolsonarista 

Ontem, quase um milhão de pessoas ocuparam diversos quarteirões da famosa Avenida Paulista, atendendo ao chamado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Diversas figuras da política paraense se fizeram presentes. De Parauapebas, o vereador Aurélio Goiano, que desfilou com o seu colete preto de “fiscal do povo”, o ex-candidato a prefeito, Júlio Cesar, presidente municipal do PL, o pré-candidato a prefeito Hipólito Reis, foram as presenças mais notadas.

Prefeitura em Movimento

Com o objetivo de aproximar os serviços da Prefeitura de Ananindeua para a população local, a edição deste sábado (24) do programa “Prefeitura em Movimento”, que ocorreu na Avenida Santa Fé (no bairro do Icuí -Guajará), teve uma adesão satisfatória pelos munícipes, que tiveram acesso aos mais variados serviços, tais como: aferição da pressão arterial, emissão de RG, corte de cabelo, odontologia, aulas de gastronomia, etc. Desta vez, o evento contou com a parceria da TV Record, dentro do projeto social “Record nas Cidades”.

O blog no X