Rapidinhas do Branco – LXXII

COMPARTILHE:

Mais um reforço

No último dia 26, na sede do Clube dos Rodoviários de Parauapebas, o vereador Léo Márcio se filiou ao Solidariedade e, de quebra, anunciou o seu apoio à pré-candidatura a prefeito do vereador Rafael Ribeiro (MDB), que reúne em torno de si 12 vereadores de um total de 15. O atual presidente da Câmara Municipal segue liderando as pesquisas entre os nomes da base governista.

Semana decisiva 

A próxima semana será decisiva para os que pretendem disputar o próximo processo eleitoral. A chamada janela partidária, período permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudança de legenda por vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito, sem que percam seus mandatos ao mudarem de partido. Até o próximo dia 05, muita “água para rolar por debaixo da ponte” como se diz popularmente.

Triste sina política I

A sina política de Everaldo Eguchi de “colocar os pés pelas mãos” continua. O citado perdeu, pelo visto, a indicação de ser o pré-candidato do Podemos à Prefeitura de Belém. O motivo foi ter descumprido um acordo com a direção partidária da legenda e ter antecipado – sem autorização – sua indicação ao Palácio Antônio Lemos. Um nome que é analisado pelo partido é o do comunicador Jeffeson Lima.

Triste sina política II

A questão agora é, depois de ter passado por cinco partido em quatro anos, Eguchi ficou, digamos, sem moral. Fora da disputa pela Prefeitura de Belém, o mesmo deverá se contentar em disputar uma vaga ao parlamento municipal da capital. É o que o Podemos lhe oferece, pelo visto.

Pesquisas eleitorais registradas 

Segundo a base de registro do TSE, entre os dias 25 e 29 de março, seis pesquisas eleitorais de três institutos foram registradas no Pará: quatro da Doxa (Abaetetuba, Paragominas, Ipixuna do Pará e Nova Esperança do Piriá);  Intelidata (Parauapebas) e Skala (Xinguara).

Pesquisa em Parauapebas

Foi registrada ontem, 28, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a mais nova pesquisa eleitoral referente à disputa pela Prefeitura e Câmara de Parauapebas. Contrata pela Intelidata, o levantamento aplicará 765 formulários, 60% deles em bairros da zona urbana e 40% na zona rural a partir do primeiro dia de abril, com previsão de divulgação para o próximo dia 03.

Em busca de partido

Circulou pelas redes sociais da capital do minério nos últimos dois dias, fotos do vereador Aurélio Goiano em aeroporto e dentro de avião. O destino era previsível. O mesmo sem partido, foi a Brasília, primeiro, para tentar remover da decisão de Jair e Michele Bolsonaro que o tirou do PL. Goiano não só não foi recebido pelo casal, como ficou sem falar com alguém de relevância da direção do seu ex-partido. O tempo corre contra Aurélio, que tem até o próximo dia 05 para se filiar, caso contrário, fica impedido de concorrer no pleito de outubro.

Tudo como dantes no quartel de Abrantes

A expressão acima surgiu no início do século XIX, por conta da invasão de Napoleão Bonaparte à Península Ibérica, é comumente usada na política, quando algo, digamos, voltou à normalidade. Foi o que aconteceu no PL de Parauapebas. Cynthia Lima e Júlio César estiveram em Brasília para tratar do partido, que foi tirado de Aurélio Goiano. Por decisão da Executiva nacional, o PL na capital do minério voltará ao comando de Júlio César, o deputado federal Éder Mauro, presidente estadual do PL, “deu a palavra”. Cynthia Lima continua no comando do PL Mulher. Os citados devem concorrer ao parlamento municipal em outubro.

Juntando partes

Depois do vereador Aurélio Goiano ter desarticulado a Direita em Parauapebas, a sua saída do PL provocou um efeito de unificação de forças. O partido via Cynthia Lima e Júlio César tentam reorganizar o campo direitista da capital do minério. Aconteceu, inclusive, nos últimos dias, uma reunião entre os dois citados com Hipólito Gomes (Podemos), Graziele Ribeiro (PSD) e Felipe Augusto (Republicanos), com intuito de criar uma ampla coalizão de forças. Resta saber se conseguirão agora chegar a um denominador comum? A conferir.

Filiado ao PL

Há meses se sabia que o vereador  santareno Juscelino Kubitschek, mais conhecido como “JK do Povão” deixaria o PSDB e ingressaria no PL. Só estava esperando o período de transferência partidária permitida, chamada de “janela partidária”. O mesmo se filiou nesta semana em Brasília e teve a sua ficha abonada por nada mais nada menos do que o ex-presidente Jair Bolsonaro. JK do Povão é a grande aposta bolsonarista para vencer as eleições no terceiro maior colégio eleitoral do Pará. Na “Pérola do Tapajós” quem lidera as pesquisas é ele.

Autofagismo interno

Apesar da supremacia do MDB no Pará, esperava-se que o PL conseguisse ser o “ponto de resistência”. O partido vinha montando pré-candidaturas competitivas em importantes colégios eleitorais. Todavia, o autofagismo interno na legenda, protagonizado pelos deputados federais Joaquim Passarinho e Éder Mauro, pode colocar tudo a perder. Ambos foram chamados – segundo fontes – pela executiva nacional para aparar as arestas. Resta saber se o “puxão de orelha” teve efeito unificador. A ver.

Lista ao Antônio Lemos 

A lista de pré-candidatos à Prefeitura de Belém, havia perdido dois nomes (Pirão e Priante), agora ganhou mais um reforço: o deputado estadual Thiago Araújo, recém filiado ao Republicanos. O mesmo concorreu na última eleição municipal, quando terminou em quarto lugar, concorrendo pelo Cidadania. À época, foi o escolhido pelo então prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), um pesado “fardo” que Araújo teve que carregar, mas que lhe garantiu um reeleição mais fácil ao parlamento estadual, em 2022.

Deixou o tribunal

O conselheiro Sérgio Leão, participou de sua última sessão plenário no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) no último dia 26. Ao atingir a idade limite de 75 anos, lhe restou a aposentadoria compulsória. O citado chegou ao tribunal pela indicação do ex-governador Simão Jatene, em 2014. A indicação à cadeira de Leão é acompanhada de perto por Parauapebas.

Pesquisa em Altamira

A primeira pesquisa Destak Publicidade e Marketing com intenções de votos para a Prefeitura de Altamira, no sudoeste do Pará, mostra que o ex-vereador Loredan de Andrade Mello, o Dr. Loredan, (PSD), está à frente em relação ao segundo colocado, Domingos Juvenil, do MDB. Foram entrevistadas 580 pessoas. A margem de erro é de 3,5%, enquanto o nível de segurança chega a 95%. O levantamento está registrado no TRE-PA sob o número 09432/2024.

Embate em Tucuruí 

O município que abriga a segunda maior hidrelétrica genuinamente brasileira, terá nos próximos meses um duro embate político-eleitoral entre o atual prefeito Alexandre Siqueira, do MDB, e Eliane Lima, que se filiou ao Solidariedade. Ambos protagonizaram em 2020 uma disputa acirradíssima. Siqueira se tornou prefeito por uma diferença de apenas 164 votos.

O blog no X