Rapidinhas do Branco – LXXIII

COMPARTILHE:

Vai de União Brasil

Aos 48 minutos do segundo tempo, o presidente da Câmara Municipal e pré-candidato a prefeito de Parauapebas, se filiou ao União Brasil. No seu leque de opções, tinha ainda ficar no MDB ou filiar ao PSDB. Em busca de maior segurança, o edil migrou para o 44.

Ganharam representação I

Poucos foram os vereadores em Parauapebas que não trocaram de legenda na janela partidária. O PSDB ganhou três parlamentares de mandato (dois membros da Mesa Diretora): Josivaldo da Farmácia, Joel do Sindicato e Francisco Eloécio. O Solidariedade também somou três cadeiras: Léo Márcio, Eliene Soares e Leandro do Chiquito.

Ganharam representação II

O União Brasil terá uma bancada com quatro vereadores: Rafael Ribeiro (presidente da Casa de Leis), Zé do Bode, Luiz Castilho e Josemir Santos. A federação composta por PT, PV e PCdoB, passa a contar com dois vereadores, que além de Miquinha, pelo PT, conta com Elias da Construforte que se filiou ao PV. O PRD chega ao parlamento municipal através do mandato de Anderson Moratório; O Avante passa a compor um dos assentos com Aurélio Goiano.

Perderam representação 

Por outro lado, alguns partidos perderam representação no parlamento municipal parauapebense. O MDB que tinha três cadeiras, passa a contar com apenas um assento, este ocupado por Zacarias Marques; o PDT foi outro que, agora, deixou de ter mandato parlamentar na Casa de Leis, depois de ter tido dois vereadores; o Republicanos não terá mais vereador; assim como o PSB, que perdeu o vereador Elias da Construforte.

Composição partidária

Após o fechamento da janela partidária, a Câmara de Vereadores de Parauapebas, retornará aos trabalhos com a seguinte composição: Rafael Ribeiro, Zé do Bode, Luiz Castilho e Josemir Santos, pelo União Brasil; Léo Márcio, Eliene Soares e Leandro do Chiquito, pelo Solidariedade; PSDB retorna à Casa com os vereadores Joel do Sindicato, Josivaldo da Farmácia e Francisco Eloécio; MDB com uma cadeira, ocupada por Zacarias Marques; a Federação liderada pelo PT soma dois assentos, que além do petista terá outro do PV; Avante com Aurélio Goiano e o PRD representado por Anderson Moratório.

Mais um acerto

O Blog do Branco de forma antecipada, havia dito com base em suas fontes pelos corredores da prefeitura e da Câmara Municipal de Ananindeua, que o mandatário Daniel Santos se filiaria no Solidariedade ou no PSB, este último através de uma articulação junto ao Palácio do Jaburu, em Brasília. Reforço de peso ao partido.

Enquanto em Parauapebas…

Enquanto em Ananindeua o PSB é um partido estruturado, com espaços significativos nos poderes Legislativo e Executivo, em Parauapebas, a legenda perdeu a única cadeira que tinha na Câmara Municipal, e não conseguiu filiar nomes de peso. Com isso, dificilmente a legenda conseguirá o quociente eleitoral, que poderá chegar a 11 mil na capital do minério.

Efeito “Doido”

A filiação do prefeito Daniel Santos ao PSB foi ofuscada pela confirmação da notícia da transferência de domicílio eleitoral do deputado federal Antônio Doido para Ananindeua, com objetivo de concorrer à Prefeitura. O fato provocou uma reunião entre as principais lideranças que apoiam o atual mandatário municipal. A preocupação é com o poder econômico do referido deputado federal, além do apoio da máquina estadual.

Linha direta

Ontem, 05, no último dia de fechamento da janela partidária, se criou uma linha direta entre Boston, capital americana do estado de Massachusetts, e Belém, a capital do estado do Pará. Em solo paraense, os acordos estavam sob responsabilidade do presidente da Alepa, Francisco Mello, mais conhecido como “Chicão”. Todavia, passavam também pela citada cidade acima da Linha do Equador.

Vice sem pasta

O vice-prefeito de Canaã dos Carajás, Zito Augusto (PDT), que era também secretário de Obras, se despediu da pasta. Irá focar no processo eleitoral que se aproxima. O que se diz por lá é que o mesmo não deverá compor a chapa de reeleição da prefeita Josemira Gadelha, do MDB. A prefeita mandou dizer que o próximo vice não terá secretaria, como aconteceu em seu atual mandato.

Dois deputados 

Marabá, o quinto mais populoso município paraense, completou ontem, 05,  111 anos de emancipação política-administrativa. Em relação ao processo eleitoral, pelo visto, a disputa ficará entre os deputados estaduais Chamonzinho (MDB) e Toni Cunha (PL). No meio dessa questão, o prefeito Tião Miranda, do PSD.

Sem brincar em serviço

Em Canaã dos Carajás, o casal Gadelha não brinca em serviço. Josemira irá se reeleger prefeita e quer eleger ao menos sete vereadores do MDB. Seu esposo, Eugênio, assumiu o comando da comissão provisória do União Brasil, partido que promete grande desempenho eleitoral. Enquanto isso, a oposição tenta sobreviver.

De volta ao comando

Martelo batido. O ex-candidato a prefeito na eleição de 2020, e atual pré-candidato a vereador, Júlio César, retornou ao comando do PL da capital do minério. A legenda terá o médico cardiologista Dr. Felipe Augusto como candidato a prefeito de Parauapebas. O partido agora sob comando de JC começa a se organizar para montar uma chapa competitiva ao parlamento municipal. A meta é conquistar três cadeiras.

De volta ao tabuleiro

Ontem, 05, no último dia da janela partidária, que tende a ter surpresas, uma chamou atenção: o retorno do ex-prefeito Valmir Mariano ao tabuleiro político-eleitoral, agora filiado ao PL. Com o anúncio, logo se pensou que mais uma vez o médico Felipe Augusto teria recebido uma “rasteira”. Uma boa conversa entre os citados resolveu e evitou qualquer ruído. O que se fala é que Valmir deverá concorrer ao parlamento municipal com objetivo de fazer uma numerosa bancada.

Serra Pelada 

O famoso distrito do município de Curionópolis, vem passando por uma verdadeira revolução promovida pela gestão da prefeita Mariana Chamon, do MDB, que se reelegerá tranquilamente. Além do tão aguardado asfalto entre a sede do município e o distrito, uma grande intervenção de saneamento básico, com rede de drenagem está sendo instalada. Além de escola e unidade básica de saúde totalmente novas e com ampliação de atendimento. Povo em festa.

Rasteira no final

Nos últimos instantes do fechamento da janela partidária para os que irão concorrer a cargos majoritários, por intervenção de “forças ocultas”, o Avante passa a ter pré-candidato a prefeito de Belém: Everaldo Eguchi, em mais um troca de partido, um recorde. O citado terá a missão de tirar votos de Éder Mauro, do PL. Os pré-candidatos do Avante não querem nem saber de ouvir o nome do deputado estadual Wescley Tomaz, acusado de ser o responsável pelo ato.

Caneta no varejo 

“Canetada” para todos os lados. A lista de exonerações em Belém não para de crescer. Pelo visto, a COP-30 seguirá sendo planejada em meio a um faroeste político-eleitoral. Tal processo está sendo muito mal visto pelo Palácio do Planalto, que aumentará via nova secretaria especial, a blindagem contra essa “guerra” local.

O blog no X