Parecer favorável
Em mais uma vitória judicial, o candidato a prefeito Rafael Ribeiro (UB) obteve parecer favorável do Ministério Público para remoção de conteúdo difamatório e pagamento de multa pelo também candidato Aurélio Goiano. Rafael vem crescendo nas pesquisas e na aceitação popular, o que tem gerado ataques nas redes sociais.
Crime Eleitoral
Em decisão publicada no último sábado (14), a juíza da 75ª zona eleitoral de Parauapebas, Flávia Oliveira do Rosário, determinou que o candidato à prefeitura de Canaã dos Carajás Jeová Andrade (PL) retire do Instagram vídeo em que comete crime eleitoral ao caluniar a candidata à reeleição Josemira Gadelha (MDB). Caso o candidato do Partido Liberal descumpra a decisão, terá que pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.
Liderança
Conforme analisado antecipadamente pelo Blog do Branco, a estratégia de “estadualização” de Belém, que teve como objetivo alavancar o nome do deputado estadual Igor Normando, sobretudo, com o gerenciamento das Usinas da Paz na capital, além da forte presença da máquina estadual, em especial na periferia, impulsionaram o candidato emedebista, que agora lidera a ampla gama de pesquisas que são divulgadas, ampliando a diferença para o segundo colocado.
Percepção
O eleitorado mais humilde, o que mora nos bairros periféricos, tinha maior identificação em sua maioria com o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Igor Normando, do MDB, era visto como um político elitizado. Porém, com bom marketing e ações integradas, essa percepção do eleitorado em relação a Normando mudou bastante, basta analisar o extrato segmentado das pesquisas. Existe uma verdadeira “onda azul” nos bairros com menor presença da gestão municipal. A esperança desses moradores é a integração entre as máquinas estadual e municipal para mudar a realidade dessas localidades.
Sem apoio
A campanha de Edmilson Rodrigues tinha a esperança que o presidente Lula viesse a Belém para impulsionar a candidatura do atual prefeito. A vinda foi descartada. O apoio do mandatário nacional existe, porém é tímido, protocolar, o que pouco ajuda o Psolista. Em baixa nas pesquisas, podendo perder o terceiro lugar, o clima de velório domina a campanha de Edmilson.
Votação recorde
Segundo a mais recente pesquisa Doxa feita em Marituba, a prefeita Patrícia Alencar, do MDB, deverá ser reeleita com margem recorde. O levantamento aponta para uma votação acima dos 60% dos votos válidos. Sua gestão tem aprovação recorde de 90%; seu índice de rejeição soma apenas 7%. Alencar deverá ficar dois anos à frente da prefeitura e se lançar a deputada federal, em 2026.
Engenharia político-eleitoral I
Os analistas políticos começam a projetar a eleição de 2026 antes mesmo do fim do processo eleitoral de 2024. Dentro do clã Barbalho, há diversos caminhos que a família que hoje domina a política paraense poderá seguir. O governador Helder Barbalho, por exemplo, há dois caminhos: tentar se vice na chapa presidencial de reeleição de Lula (o caminho apontado por muitos como o mais improvável); assim como se lançar senador da República, colocando o pai, o senador Jader Barbalho como suplente. Sendo assim, Helder assumiria um grande ministério, recolocando Jader novamente no Senado.
Engenharia político-eleitoral II
Seguindo as probabilidades dos Barbalho, o ministro Jáder Filho concorreria a uma vaga à Câmara Federal, com objetivo de ser o mais votado, mantendo a meta do MDB de fazer 10 parlamentares, um a mais do que conseguido na atual legislatura. A mãe, Elcione Barbalho, segundo o jornalista João Salame, concorreria ao parlamento estadual, com acordo de ser a presidente da Assembléia Legislativa.
Engenharia político-eleitoral III
Francisco Melo, o “Chicão”, atual presidente da Alepa, teria duas possibilidades em 2026: concorrer ao Senado (segunda vaga ou até mesmo a primeira se Helder for candidato a vice-presidente); ou, quem sabe, ser candidato ao governo do Pará, caso a atual vice-governadora Hanna Ghassan não se viabilize como candidata em 2026. Todo esse cenário dependerá de como o tabuleiro político caminhará ano que vem, em especial, como estará politicamente Daniel Santos, atual prefeito de Ananindeua, que se apresenta como a maior ameaça ao grupo político do governador.
Antirracista
A peça ‘Pequeno Manual Antirracista’, inspirado na obra da professora e escritora brasileira Djamila Ribeiro, desembarca pela primeira vez em Belém nesta semana para envolver o público em uma conversa sobre diversidade, igualdade e inclusão. O monólogo é encenado pela atriz Luana Xavier e tem o texto e direção de Aldri Anunciação. As apresentações serão no Teatro do SESI e os ingressos estão esgotados.