Rapidinhas do Branco – XCV

Milagre

O que se diz em Belém que só um fato muito “fora da curva” contra os candidatos Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL) conseguirá tirá-los do segundo turno, ou seja, a possibilidade do atual prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) continuar na disputa. O clima de enterro domina a campanha do atual mandatário da capital paraense. Por lá, cada um já começou a planejar a vida em 2025.

Primeiro turno

Cresce entre o eleitorado belenense a possibilidade da eleição a prefeito da capital ser decidida em primeiro turno. O candidato do MDB, Igor Normando, que conta com o apoio do governador Helder Barbalho, cresce acima de qualquer projeção, inclusive da própria campanha. O processo de “estadualização” vivida por Belém nos últimos meses é considerado um dos principais fatores deste crescimento.

Música 

Éder Mauro dificilmente conseguirá se eleger prefeito de Belém, mas o mesmo marcou história com o seu jingle de campanha, cantado pelos quatro cantos da cidade. A música “Designer Music”, do grupo norte-americano Lipps, Inc., um clássico da dance music dos anos 70 e 80, que foi sucesso em festas de “baile da saudade” em Belém.

Base esfarelada 

O atual prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, do PSB, deverá se reeleger em votação recorde. Todavia, suas decisões e posturas provocaram graves fissuras políticas em sua base, que o diga o seu compadre, o deputado estadual Erick Monteiro, do PSDB, que esperava que a sua esposa, Giselle Remor, do Podemos, fosse a vice na chapa. O que se fala é Erick não quer nem papo com o atual prefeito. Pelo visto, a tal propagada “República de Ananindeua” está com os dias contados. A conferir.

Pela metade

Em Ananindeua, a tática dos adversários de Daniel Santos, sobretudo, o deputado federal Antônio Doido, do MDB, insiste na tecla de que ao se votar no atual prefeito, estará na verdade promovendo a prefeito o seu vice, Hugo Atayde, que governará Ananindeua a partir de 2026, provavelmente concorrendo a reeleição.

Votação recorde

Em Marituba, a atual prefeita Patrícia Alencar, do MDB, deverá se reeleger com votação acima dos 70% dos votos válidos. Bem avaliada, a mesma investe pesado na campanha para que se aproxime dos 80%. Sua estratégia é ficar entre as três mais votadas proporcionalmente do estado para que possa chegar forte para se lançar deputada federal em 2026. Ela é uma grande aposta dos Barbalho.

Internacional

De olho em 2026, o governador Helder Barbalho (MDB) mantém forte agenda internacional. Se tornou a principal voz entre os gestores estaduais na questão da sustentabilidade. Sua grande cartada será a COP-30. A mira principal é ser vice na chapa presidencial. A segunda opção é se eleger senador.

Santarém 

O candidato a prefeito de Santarém, “JK do Povão” que comemorava a sua vitória em primeiro turno, anda meio cabisbaixo, pois o candidato do prefeito Nélio Costa (UB) e do governador Helder Barbalho (MDB), o ex-deputado estadual e José Maria Tapajós cresceu que empata na margem de erro em diversos levantamentos. A tendência é de crescimento do emedebista. Vale lembrar que a “Pérola do Tapajós” é estratégica por ser o terceiro maior colégio eleitoral paraense.

Marabá 

O quinto maior colégio eleitoral paraense, que ainda não terá segundo turno, portanto, a eleição será definida no próximo dia 06, o deputado estadual Chamonzinho (MDB) lidera os levantamentos registrados. Em segundo vem o seu colega de parlamento Toni Cunha (PL), que precisa ser estudado pela ciência econômica por ter conseguido promover um crescimento patrimonial invejável.

Mãe do Rio 

O clima continua tenso em Mãe do Rio, que registrou um atentado político contra a candidata a prefeita pelo PP, Lays do Sabá, que teve a sua camionete cravejada de balas. Por sorte, o veículo é blindado. As forças de segurança monitoram tudo por lá, mesmo com reforço no efetivo, o que se fala é que o município se tornou um “barril de pólvora”.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Minério de ferro se aproxima de mínima do ano na espera de apoio na China

Nesta quinta-feira (13/10), o minério de ferro caiu pela terceira vez consecutiva, enquanto o mercado aguarda sinais mais claros de apoio ao setor imobiliário durante

Ponto de resistência em Ananindeua

O governador Helder Barbalho, do MDB, é o dono do tabuleiro político do Pará. Seu controle em relação aos movimentos das “peças ” é impressionante.

Total de britânicos que dizem que Brexit foi erro bate recorde, diz pesquisa

A proporção de britânicos que dizem que o Brexit foi um erro atingiu um novo recorde neste mês, mostrou uma pesquisa da YouGov nesta terça-feira

No governo da Oportunidade a disputa interna pelo comando da CMJ

Na funcionalidade de um governo há diversas engrenagens. Cada uma delas completa um todo. Esse todo é que coloca a grande máquina pública para funcionar,

Mais da metade dos brasileiros crê que estará menos endividada em 2023

Mais da metade dos brasileiros (56%) acredita que estará menos endividada em 2023 do que em 2022, aponta pesquisa do Observatório Febraban, divulgada pela Federação

Área portuária de Belém será revitalizada

Belém ganhou um bom motivo para comemorar o aniversário de 401 anos de sua fundação, celebrado ontem (12). A boa notícia veio do ministro da