Rapidinhas do Branco – XLVI

O maior responsável em caso de derrota

Da forma que o prefeito Darci Lermen (MDB) vem conduzindo a sua gestão, reforçando a oposição em relação aos pré-candidatos de sua base, caso ocorra uma derrota eleitoral no próximo ano, haja vista, que o mandatário não fez o seu sucessor em 2012, ele será o maior responsável por isso. Já iniciamos o segundo semestre e o esperado “choque de gestão” se arrasta ou, pelo visto, nem deverá ocorrer.

Modus operandi mudou?!

Tem político local que sempre usou a tática da desagregação, ou seja, nunca fez esforço de ser simpático ou humilde. Percebendo que a sua pretensão de ser prefeito está naufragando justamente pela sua forma de atuar politicamente, ele resolveu mudar (nem que seja temporariamente) a sua postura… Anda buscando conversar com diversos agentes políticos para se manter viável e tentar costurar acordos. Em algumas conversas fala de forma leve, humilde. Vem sendo resiliente frente à resistência dos que não tem interesse em conversar.

Mudando de foco

João Vicente, presidente municipal do União Brasil em Parauapebas, que vem se colocando como pré-candidato a prefeito, esteve nos últimos dias em Brasília prestigiando a posse do ministro Celso Sabino, que preside o citado partido a nível estadual. O empresário, enfim, percebeu que não terá apoio do governador Helder Barbalho (MDB) ao seu projeto político de sentar na cadeira mais importante da capital do minério. Agora, aquele que é chamado de forma redundante resolveu “colar” em Sabino, que passa a ser o seu “abre portas” na capital federal.

Oposição rachada 

Conforme adiantado há meses por este colunista, a oposição em Parauapebas está totalmente rachada. De um lado está o vereador cassado Aurélio Goiano (atualmente sem partido); do outro Hipólito Gomes (Podemos) e um nome que vem emergindo: Dr. Felipe (PL), que tem bom trânsito com figuras importantes a nível nacional do Bolsonarismo. Com Darci fazendo a pior gestão entre todas as quatro como prefeito, o racha na oposição será a salvação para o grupo político do atual mandatário.

Pedra no sapato 

O governador Helder Barbalho (MDB) precisa parar um pouco mais em solo paraense e olhar para dentro de seu governo. Atualmente, a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) vem dando “dor de cabeça” com diversas denúncias contra servidores do órgão. Melhor cortar logo antes que os fatos continuem e tomem proporções maiores.

Lula pelo Pará

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT) está em solo paraense. Ontem, 7, esteve em Santarém, a terceira maior cidade do estado; hoje (08) e amanhã (09) o mandatário nacional segue em Belém, por conta da Cúpula da Amazônia, que reúne presidentes para discussões ligadas à Amazônia e à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30).

Opções de Helder em Ananindeua 

Caso o governador Helder Barbalho (MDB) não apoie a reeleição de Daniel Santos (ainda no MDB) em Ananindeua, o mandatário teria, em tese, três opções para lançar para disputar a Prefeitura de Ananindeua: Hana Ghassan, sua vice; Miro Sanova (PDT), que atualmente comanda a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa); Eliel Faustino (UB) que atualmente retornou à Alepa.

Na mira do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) anda de olho na gestão municipal da prefeita Patrícia Mendes (Republicanos). Na semana passada, o Blog do Branco tornou público a suspensão por parte do citado tribunal de três processos licitatórios. Em todos a falta de documentos básicos e valores elevados, incompatíveis quando comparados com anos anteriores, fizeram os conselheiros ficarem de olho. A festiva mandatária precisa ficar esperta.

Alerta ligado no Antônio Lemos 

A pesquisa Doxa sobre a disputa pela Prefeitura de Belém, que foi divulgada no último domingo, 06, criou um reboliço pelos corredores que levam ao gabinete do prefeito Edmilson Rodrigues (ainda no Psol). A tropa de choque do mandatário logo entrou em campo para reforçar os trabalhos da gestão e desconsiderar os números do levantamento. Imprimir maior qualidade na prestação de serviço à população é o melhor caminho e não esse.

Secretaria de Justiça em ação 

A Secretaria de Estado de Justiça do Pará – SEJU, realizou durante todo o mês de julho a Operação Verão 2023, que teve dentre outras ações, orientações sobre o uso e abuso de drogas, direitos violados, direitos do consumidor, além da fiscalização das relações de consumo. A ação da SEJU nas férias escolares percorreu diversos municípios do nordeste paraense e Marajó.

SEJU Republicana 

Com a missão de reestruturar a Secretaria de Justiça do Estado (antiga SEJUDH), o paulista Evandro Garla (foto), presidente do REPUBLICANOS no Pará, está realizando um excelente trabalho à frente da pasta. Há sete meses capitaneando a Secretaria, o secretário acumula em seu currículo um mandato de deputado distrital, e já ocupou o cargo de Secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e de Gerente de Projetos da Secretaria Executiva, ambos no Ministério do Esporte.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

O recado de Bolsonaro à Direita e o peso do bolsonarismo em 2024

A manifestação do dia 25 de fevereiro, organizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, mandou alguns recados importantes para a Justiça e para o atual

Exclusivo: gastos da bancada federal paraense em junho de 2025

De forma exclusiva, o Blog do Branco divulga mais um levantamento em relação aos gastos da bancada federal do Pará referente ao mês de junho

“Muito para fora, pouco para dentro”. Avaliação do governo Lula

Uma sequência de pesquisas sobre avaliação do governo Lula (PT) acenderam a luz amarela no Palácio do Planalto. Os números apresentados apontam para uma queda

Chile: comunista Jeannette Jara e ultradireitista Jose Kast farão 2º turno

Os candidatos Janette Jara, da coalizão de esquerda, e Jose Antônio Kast, do partido de ultra-direita, disputarão a presidência do Chile em um segundo turno

Convergência política II

Há tempos não se observava em processos políticos que antecedem os eleitorais, a emergência de um nome, de uma pré-candidatura que consiga concentrar diversos apoios.

Eleições 2024: Aurélio Goiano, do AVANTE, é eleito prefeito de Parauapebas no 1º turno

Aurélio Goiano, do AVANTE, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Parauapebas (PA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Aurélio Goiano teve