Rapidinhas do Branco. XXXVII

LDO na CMP

Espera-se que nas próximas duas sessões, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deverá entrar na pauta da Câmara Municipal de Parauapebas. Elaborada anualmente, tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. É a partir de sua aprovação que se baseia o passo seguinte: elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA) de 2021 a 2024.

O maior churrasco do mundo

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), já começou a organização do segundo evento que buscará ser novamente, o maior “churrasco do mundo”, segundo o Livro dos Recordes. O evento que ano passado teve o reconhecimento, mas foi ultrapassado por um realizado em Goiânia, agora promete voltar ao topo. Ocorrerá no próximo dia 10 de maio, no aniversário da cidade.

Encontro de Habitação I

O primeiro encontro “Habitação para Todos” foi um sucesso. Ocorrido na última sexta-feira, 14, nas dependências do Ginásio Municipal de Parauapebas, o evento reuniu dezenas de autoridades regionais e locais, além da comitiva ministerial chefiada pelo ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). O sucesso da realização em Parauapebas, consolida o reconhecimento do ótimo trabalho que o deputado federal Keniston Braga, do MDB, vem realizando na capital federal.

Encontro de Habitação II

O evento teve também um destaque: mobilização promovida pelo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Rafael Ribeiro (MDB), que recebeu muitos elogios dos seus correligionários: ministro Jader Filho, deputado federal Keniston Braga e do prefeito Darci Lermen. Rafael, inclusive, vem tendo o seu nome falado pelos quatro cantos da cidade, como um possível candidato a prefeito na sucessão de Lermen.

Assunto proibido

Como tratado em outras colunas, a única pergunta que o prefeito Darci Lermen (MDB) não trata em entrevistas é sobre a sua sucessão. O colunista avisou que alimentar o fato só iria engessar ainda mais o governo, que já anda, digamos, em “passos lentos”. Lermen, inteligentemente, deixará o assunto “correr” e acompanhará de longe. Só fará o anúncio no último instante. Nesse período dará sinais… Que podem ser para definir ou confundir. Quem sabe fazer política é ele.

Conta eleitoral

Além da questão sobre quem será o nome que o prefeito Darci Lermen escolherá como o seu sucessor, existe uma outra questão que poderá mudar toda a engenharia política da capital do minério: há enorme possibilidade de ter segundo turno. Para isso, segundo a legislação eleitoral, Parauapebas precisa atingir 200 mil eleitores. Segundo a última atualização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), temos um eleitorado de 183 mil. Segundo projeções feitas por este colunista, tendo como base a evolução do crescimento das solicitações de novos títulos e pedidos de transferências de domicílios, além da análise do cenário econômico, Parauapebas poderá ter entre 204 mil a 212 mil eleitores aptos a votar em 2024. Se esse prognostico se confirmar, as estratégias política e eleitoral, precisarão serem refeitas.

Expectativa política

O município de Canaã dos Carajás, vive a expectativa política da possível saída do ex-prefeito Jeová Andrade do MDB, e a sua filiação ao PL. Como se sabe, ele e a atual gestora, Josemira Gadelha (MDB) estão rompidos. Ela ainda tentou evitar o embate entre ambos, convidando o ex-gestor para compor a sua chapa como vice-prefeito, o que não foi aceito por Jeová.

Primeira-dama barrada

Ontem, 15, um grande evento marcou Ananindeua: a reinauguração da Praça da Bíblia, pelo prefeito Daniel Santos (MDB), com o show do cantor gospel e pastor evangélico, Fernandinho. Que dizem não estava muito feliz com o atraso de sua apresentação. Fontes do Blog do Branco que estavam no evento afirmaram que a primeira-dama do citado município, Alessandra Haber, que é deputada federal, foi barrada quando foi subir ao palco, mas logo o imbróglio foi resolvido. Tudo caiu na conta de Jack Carrera, gestora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ananindeua.

Tiririca paraense

O deputado estadual Bob Fllay (PTB), no evento afirmou que não será candidato a prefeito de Ananindeua, em 2024. Que segue à risca o seu “chefe”, o prefeito Daniel Santos. O que se fala nos bastidores é que o humorista que virou político, poderá ser uma “carta na manga” de Santos para a Prefeitura de Belém no próximo ano. A lista de postulantes ao Palácio Antônio Lemos não para de crescer…

Nome que vem crescendo para 2024

Um nome que vem sendo muito falado nos bastidores da política de Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral do Pará, é o do jovem Thiago Rodrigues (Republicanos). Formado em viola clássica pelo Conservatório Carlos Gomes e atualmente é músico violista da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz e fundador e maestro da Orquestra Filarmônica Paraense, a primeira de Ananindeua. Jovem negro, é morador da periferia e têm projetos de inclusão social e profissional para músicos.

Marajó I
A eleição para prefeitura de Portel em 2024 parece estar decidida. Com a articulação do atual presidente da Câmara, Charles Gonçalves, a base de apoio do prefeito Paulo Ferreira, do MDB, aumenta a cada dia. Apesar de estar hoje filiado ao PSDB, Charles Gonçalves, por intermédio do deputado federal Júnior Ferrari, está o PSD sob o seu controle. O partido receberá a filiação de pelo menos quatro vereadores, além de alguns empresários e outras lideranças.

Marajó II
Continuando em Portel, a Câmara Municipal começou neste sábado (15) a realizar na zona rural o Projeto “Câmara na sua Comunidade”, levando toda estrutura do Legislativo para os lugares mais longínquos do continental município marajoara. Distantes mais de 16h da sede do município, as comunidades Sobradinho e Santo Amaro, no rio Anapu, foram as primeiras a receber o parlamento.

Fórum de Política para Mulheres

Começou na última quarta-feira, 12, em Brasília, o 1º Fórum Nacional de Organismos de Política para Mulheres (OPMs), primeiro grande evento promovido pelo recém criado Ministério das Mulheres. Um marco nesse primeiro momento do governo federal. O encontro foi organizado pelo Ministério da Mulheres (Cida Gonçalves), Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, hoje sob a batuta da paraense Carmen Foro, e da Coordenadora-Geral da Articulação dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e das Entidades da Administração Federal, Célia Watanabe. O Pará se fez presente por meio da Secretária das Mulheres, Paula Gomes, da coordenadora de integração de política para mulheres, Márcia Jorge, e da assessora Maria Clarice Leonel, além de mais 11 municípios inscritos.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Cenário epidemiológico de Covid-19 piora no Pará e PMP faz pesquisa sobre retorno de aulas presenciais

Na última terça-feira, 02, em coletiva de imprensa, o governador Helder Barbalho (MDB) e demais prefeitos da Região Metropolitana de Belém (RMB), anunciaram a implantação

Reunião de Bolsonaro com os governadores. União ou distensão?

O presidente Jair Bolsonaro agendou para quinta-feira (21) uma reunião com os 27 governadores do país por videoconferência. A pauta é o pacote de socorro

Eleições 2020: candidatos a prefeito de Parauapebas somam R$ 57 milhões em bens declarados

Com o fim do prazo de registro das candidaturas junto ao Tribunal Superior eleitoral (TSE), temos o real cenário dos candidatos a prefeito e vereador

Vale: ferro esquentou

Indiscutivelmente a mineradora Vale sempre teve como se diz popularmente “vida mansa” no Pará. Durante a dinastia tucana (governos do PSDB) que durou de 1994

Governo do Pará apresenta projeto da Usina da Paz em Canaã dos Carajás

Representantes do Núcleo de Relações Institucionais da Secretaria Estratégica de Articulação de Cidadania (SEAC) do governo do Pará apresentaram aos profissionais da prefeitura de Canaã,

Bitcoin tem nova queda e testa patamar abaixo de US$ 107 mil

O bitcoin e outras criptomoedas importantes registraram baixa nesta segunda-feira (3) estendendo a trajetória de queda observada no mês de outubro, com o mercado de