Resultado surpreendente em Belém: Edmilson x Eguchi no segundo turno

0
751

Com o fim da apuração das eleições em Belém, se conheceu a composição do segundo turno (já que estava claro que a eleição não iria se resolver ontem, 15). Para a surpresa de todos, o adversário do candidato do Psol, Edmilson Rodrigues é o Delegado Federal Eguchi (Patriotas), que não aparecia em nenhuma projeção em segundo lugar.

O candidato do governador, José Priante (MDB) e nem Thiago Araújo (Cidadania), o escolhido pelo atual prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), obtiveram êxito. Praticamente todas as pesquisas apontavam o candidato emedebista como sendo o adversário de Rodrigues.

De toda a forma, teremos um segundo turno de extremos: Esquerda x Direita. A que se pode atribuir esse segundo lugar de Eguchi? Não há como negar que ele se coloca como candidato do bolsonarismo, com discurso claro de “anti-corrupção”. Aliado a isso temos a base de algumas igrejas evangélicas pentecostais, além de volume considerável de notícias falsas. Todas essas questões as pesquisas não conseguiram detectar ao ponto de colocar o candidato do Patriota no segundo turno, registrando apenas o seu crescimento a cada levantamento.

O voto de Helder

Como já dito, o governador Helder Barbalho teve o seu candidato derrotado (pela segunda vez). A questão é: quem o mandatário estadual irá apoiar? Irá declarar abertamente apoio? A situação precisa ser avaliada. Ou o governador irá apoiar de forma discreta? Se sim, quem será o escolhido?

A decisão de Barbalho está muito mais associada a 2022 do que se pode pensar. O acesso ao governo federal não é dos mais fácies, tendo piorado muito após a pandemia; em sua crise maior – meados de maio – Helder “bateu de frente” com o presidente Jair Bolsonaro. Ter um prefeito da base federal em Belém seria uma situação perigosa aos planos de sua reeleição. A tendência poderá ser um apoio discreto a Edmilson Rodrigues.

Por outro lado, a configuração de segundo turno tende a favorecer o candidato do Psol. Ele, diferente de outras disputas que culminaram com a sua derrota, não irá enfrentar as máquinas estadual e municipal. A disputa já começou.

Deixe uma resposta