Rússia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

Em meio à guerra na Ucrânia, a Rússia assumiu no último sábado (1°), a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU pelo prazo de um mês, substituindo Moçambique. A Ucrânia denuncia uma “piada de mau gosto”. “A Rússia usurpou o seu assento; está travando uma guerra colonial; seu presidente é um criminoso de guerra procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por rapto de crianças”, denunciou o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kouleba, antes de os russos assumirem a presidência do órgão executivo das Nações Unidas.

Em uma mensagem no Twitter, Kouleba escreve que “a presidência russa no UNSC é um lembrete claro de que algo está errado com o modo como a arquitetura de segurança internacional funciona. Um Estado que arruína sistematicamente a paz e a segurança internacionais presidirá o órgão encarregado de mantê-las”, afirma a mensagem.

A embaixadora americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield, por sua vez, disse esperar que a Rússia se comporte “profissionalmente” na presidência, embora já tenha expressado suas dúvidas. Enquanto isso, a Rússia diz estar sendo obrigada a enfrentar “o Ocidente”. Em um pronunciamento na sexta-feira (31), o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, reafirmou que o Ocidente, em especial os Estados Unidos, representam “uma ameaça existencial para a Rússia”.

A última visita de Lavrov à sede das Nações Unidas, em Nova York, foi em setembro passado, durante a Assembleia Geral da organização. O chefe da diplomacia russa presidirá uma reunião do Conselho de Segurança em abril.

“Outro evento importante da presidência russa será o debate aberto de alto nível do Conselho sobre ‘multilateralismo efetivo por meio da defesa dos princípios da Carta das Nações Unidas’. Esta reunião será presidida pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov”, infromou a porta-voz russa, Maria Zakharova, a repórteres. Lavrov também deve presidir uma sessão de debates sobre o Oriente Médio em 25 de abril.

Com informações do Portal G1 (adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: DW. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

QUEM NÃO TEM CÃO…

O texto analisa o atual cenário socioeconômico de Parauapebas, marcado por retração do comércio, aumento do desemprego e escoamento de recursos públicos para empresas de

Trocando de Pele

O título deste artigo de opinião foi tomado de empréstimo do jornalista Carlos Andreazza, da Bandeirantes. Ele reflete muito bem o momento e o que

A farsa novamente em nível nacional

O Blog do Branco em suas últimas postagens, tratou do tema sobre o tiro fake que o ex-candidato a prefeito de Parauapebas, Júlio César (PRTB)

Senado calcula que isenção do IR deixará rombo de R$ 8 bilhões em 2026

Técnicos do Senado Federal calculam que o PL (projeto de lei) que leva a isenção do IR (imposto de renda) aos brasileiros que ganham até

Gestão fragilizada, isolamento político e resultados abaixo do esperado ampliam crise de Toni Cunha

A gestão do prefeito Toni Cunha à frente de Marabá tem sido marcada por um conjunto de tensões políticas e desafios administrativos que ajudam a

Marabá: chegada dos Miranda ao MDB mexe com planos dos Chamon

O anúncio da filiação do filho do prefeito de Marabá, Thiago Miranda, ao MDB, para disputar uma vaga à ALEPA nas eleições deste ano pelo