#TBT do Blog: Darci Lermen é do PMDB*

COMPARTILHE:

* Por se tratar de um resgate histórico (série TBT), o Blog do Branco prefere manter as mesmas nomenclaturas do período abordado. À época, em 2016, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ainda tinha o “p” de partido na frente, por conta da obrigação eleitoral. Em dezembro de 2017, a legenda passou a ser MDB, que aliás era s sigla de sua fundação.

Era março de 2016…

Depois de quase dois meses de indefinições, de intenso jogo de bastidores, vários balões de ensaios e falsas ações, o ex-prefeito Darci Lermen definiu qual legenda irá para a disputa eleitoral de 2016. Ontem (18) o referido divulgou a sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores, depois de 22 anos na legenda.

Para causar impactos políticos o processo foi construído por etapas: saída ou permanência no PT, depois a decisão em deixar o referido partido. A etapa seguinte seria manter determinado suspense para qual legenda seguir, se abrigar. Darci conversou com vários partidos dos mais variados campos ideológicos. Conforme escrevi em outro post, segurou ao máximo, no tempo limite, para anunciar o seu futuro. Desta forma, Lermen controlou os bastidores políticos, enquanto barganhava melhores condições para a sua candidatura.

Já não é surpresa, hoje o ex-prefeito Darci Lermen se filiou ao PMDB, sob o bastião do ministro Helder Barbalho, além do senador Jader Barbalho e lideranças do partido no Pará. Para causar impacto político na cidade, a filiação de Darci promete ser grande evento, o maior do PMDB no Pará em relação a um ato de filiação. Claramente o ex-prefeito escolheu a “casa” pemedebista justamente pela estrutura que o partido dispõe no Pará, reunindo uma musculatura política invejável.

Com a decisão, Darci se coloca em posição indefinida no que diz respeito ao seu próprio “tamanho político”. O PT ficou pequeno para as pretensões políticas do ex-mandatário municipal, dentre elas voltar a governar Parauapebas. A saída do PT lhe garantirá melhor desempenho nas urnas? Ou poderá comprometer? O eleitor conseguirá separar o seu agora antigo partido e o político?

Outro ponto é a quebra do acordo ou “namoro” que existia entre Helder e Catalão. Com a filiação de Darci, o líder dos Democratas em Parauapebas perdeu forte apoio e que poderia lhe colocar em melhores condições na disputa.

Lermen sabe que a disputa eleitoral de uma prefeitura como a de Parauapebas requer muitos recursos e estrutura. Poucos partidos poderiam garantir isso ao ex-prefeito. Pensando nisso e nos acordos garantidos nos bastidores, o PMDB foi, sem dúvida, a melhor opção para a disputa eleitoral que se aproxima e que deverá ser polarizada entre Darci Lermen e o atual prefeito Valmir Mariano (PSD) e sua máquina bilionária.

Conforme escrevi em duas reflexões e provocações recentes, o PT de Parauapebas vive grave crise e perde a sua maior estrela. O partido vai desidratando rapidamente com perda de nomes importantes. No PT de Parauapebas, o último que sair que apague a luz.

Leia abaixo, na integra a carta-despedida divulgada pelo ex-prefeito Darci nos meios de comunicação de Parauapebas e região:

 “Companheiros, depois de mais de 20 anos de filiado ao Partido dos Trabalhadores, comunico a todos que acabo de me desfiliar do Partido doa Trabalhadores. Partido que ajudei a construir e fui construído politicamente dentro dele. Agradeço a todos os militantes que durante anos ajudaram a construir a minha trajetória politica. Obrigado a vocês!

Os sonhos que sonhamos juntos não morreram. O momento é de construção de um grande projeto de cidade. Sei que os aguerridos militantes do PT participarão desta construção. Mudo de trincheira, mas aquilo que acredito e sonho para nossa cidade não vai mudar. Quero TODOS construindo juntos.

Obrigado PT!

Obrigado militância!

A luta não vai parar!

Darci José Lermen”.

Imagem: reprodução Internet (montagem). 

O blog no X