Trump proíbe entrada de cidadãos do Irã e outros países; veja lista

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma proclamação para proibir viagens de vários países nesta quarta-feira (4), alegando riscos à segurança.

A proibição restringirá totalmente a entrada de cidadãos de 12 países nos EUA:

Afeganistão;
Mianmar, também conhecido como Birmânia;
Chade;
República do Congo;
Guiné Equatorial;
Eritreia;
Haiti;
Irã;
Líbia;
Somália;
Sudão;
Iêmen.

Pessoas de sete países terão restrição parcial:

Burundi;
Cuba;
Laos;
Serra Leoa;
Togo;
Turcomenistão;
Venezuela.

A proclamação inclui exceções para residentes permanentes legais, portadores de visto existentes, certas categorias de visto e indivíduos cuja entrada atende aos interesses nacionais dos EUA.

O presidente americano tomou a decisão final sobre a assinatura da proclamação após o ataque antissemita em Boulder, Colorado, de acordo com um funcionário da Casa Branca. Ele estava considerando a possibilidade com antecedência, mas o ataque de domingo (1º) acelerou a tomada da medida.

A Casa Branca afirmou que está promovendo a proibição de viagens de Trump como “cumprimento” de uma promessa de campanha de “proteger os americanos de atores estrangeiros perigosos que querem vir ao nosso país e nos causar danos”.

“O presidente Trump está cumprindo sua promessa de proteger os americanos de agentes estrangeiros perigosos que querem vir ao nosso país e nos causar danos. Essas restrições de bom senso são específicas para cada país e incluem locais que carecem de verificação adequada, apresentam altas taxas de permanência fora do prazo de visto ou não compartilham informações de identidade e ameaças”, escreveu a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Abigail Jackson, no X.

A proclamação desta quarta-feira ocorre menos de cinco meses após a posse do presidente para seu segundo mandato.

Em seu primeiro dia no cargo, ele emitiu uma ordem executiva instruindo os integrantes do gabinete, incluindo o secretário de Estado, a compilar uma lista de países “para os quais as informações de verificação e triagem são tão deficientes a ponto de justificar a suspensão parcial ou total da admissão de cidadãos desses países”.

Em seu primeiro mandato, Trump proibiu a entrada de viajantes de sete países de maioria muçulmana nos EUA, uma política que foi contestada judicialmente antes do presidente Joe Biden revogá-la ao assumir o cargo em 2021.

A proibição de cidadãos do Afeganistão pode impactar os afegãos que trabalharam ao lado dos EUA durante as duas décadas de guerra no país.

Milhares de afegãos já estão em um limbo devido a outras ordens executivas do governo Trump que suspendem o programa de admissão de refugiados dos EUA e a suspensão do financiamento de ajuda externa para voos de portadores do Visto Especial de Imigrante (SIV) afegão.

Com informações de CNN Brasil 

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Arrecadação cresce e supera os R$ 280 bilhões em janeiro

Na mais recente divulgação fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), os números de janeiro de 2024 apontam para um recorde na

A estratégia de Lula vai dando certo. Resta saber se o eleitor a confirmará?

Na última quinta-feira (26), mais uma pesquisa eleitoral para a corrida presidencial foi divulgada. Encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), e realizada pelo Instituto

Parauapebas: campanha para a PA-275 ser chamada Rodovia Faisal Salmen

O último sábado,(27) foi repleto de emoção e saudades! A campanha Faisal Sempre, foi às ruas para recolher assinaturas de apoio à nomeação da PA

Dois anos da tragédia em Mariana. A lição foi entendida em Carajás?

Passava das 16 horas quando um barulho ensurdecedor interrompeu, em 5 de novembro, a tranquila rotina do distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de

Canaã: Câmara Municipal celebra o Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás promoveu nesta sexta-feira (07), celebração especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, dedicada as servidoras da casa.

#TBT do Blog: Almir Gabriel declara apoio a Ana Júlia

Em mais uma matéria da série #TBTdoBlog, um outro capítulo da recente história política, agora do Pará, Parauapebas é apresentado. O ano era 201o, precisamente