O Laboratório de Análise Numérica e Otimização da Faculdade da Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará (LANO/FENAV/UFPA), produziu uma pesquisa de intenção de voto para a escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Foram entrevistadas 643 pessoas nas três categorias que compõe a comunidade acadêmica: docentes, técnicos administrativos e discentes para a escolha do Reitor e Vice-Reitor da UEPA no período de 2025-2029. O levantamento teve margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%, com a coleta de dados abrangendo os 23 campi da UEPA no estado do Pará, assim como Reitoria e Planetário.
Docentes
Neste seguimento, a Chapa 1, composta pelos professores Clay Chagas e Ilma Pastana, obteve 60% da intenções de voto; enquanto a Chapa 2 somou 36%. Foram registrados 4% de abstenções, ou seja, pessoas que declararam não votar. Para 55% dos docentes, a gestão atual foi considerada Boa. Para esta categoria, as principais demandas são: reforma infraestrutural, revitalização e modernização dos laboratórios, questões salariais e entre outras demandas.
Técnicos Administrativos
Na entrevista com os técnicos administrativos, o resultado foi de 56% para os candidatos Clay Chagas e Ilma Pastana, 40% para os candidatos Anderson Maia e Niele Moraes e 4% de abstenção. Para 44,3% dos técnicos administrativos a gestão atual foi considerada Boa. Neste grupo as principais demandas são: atualização do PCCR, reforma estrutural completa, valorização do servidor e outras demandas.
Discentes
Na entrevista com os discentes, o resultado foi de 52% para os candidatos Clay Chagas e Ilma Pastana, 32% para os candidatos Anderson Maia e Niele Moraes, 16 % foi de abstenção. Para 43,6% dos discentes a gestão atual foi considerada Boa. Neste grupo as principais demandas são reforma estrutural completa, revitalização e modernização dos laboratórios, mais bolsas de estudantes, aumento do valor das bolsas dos estudantes, construção de restaurantes universitários e outras demandas.
A pesquisa
Esta pesquisa de intenção de votos realizou entrevistas nos 23 campi da UEPA que estão instalados em 18 municípios do Estado do Pará. Além disso, foi assegurada a representatividade das três categorias que compõem a comunidade acadêmica da UEPA. Além disso, reiteramos a precisão e o rigor estatístico, com uma margem de erro de 5% e um nível de confiança de 95%, que garantem a confiabilidade dos resultados, essenciais para embasar possíveis tomadas de decisões.
Pelo visto, tendo como base o levantamento divulgado, a dupla Clay Chagas e Ilma Pastana, deverão seguir como reitor e vice-reitora, respectivamente, para o segundo mandato à frente da Universidade do Estado do Pará.
Imagem: reprodução