VALE: a indústria mineral pode estar em seu melhor momento

A abertura oficial da Exposibram 2025, em Salvador, marcou um ponto de convergência entre governo, indústria e sociedade: a mineração é um pilar estratégico para a transição energética e para o futuro do Brasil, essencial para a descarbonização e para o desenvolvimento social. “Talvez estejamos no melhor momento da indústria”, afirmou Gustavo Pimenta, da Vale, destacando o papel dos minérios críticos e estratégicos como “o petróleo do próximo século”.

A Bahia desponta como protagonista nesse cenário. O presidente da CBPM, Henrique Carballal, ressaltou a diversidade do subsolo baiano e o avanço de projetos voltados à verticalização e à industrialização local. “Não queremos mais exportar apenas commodities. Queremos atrair o processamento dos minerais aqui”, disse, citando iniciativas como a produção de fertilizantes da Galvani, a futura indústria de vidro solar a partir de areia produzida pela Homerun e o projeto de ferro verde da Brazil Iron no estado.

Representando o Ministério de Minas e Energia, Ana Paula Bittencourt reforçou que a mineração voltou à pauta de governo, com 18 ministérios participando do Conselho Nacional de Minerais Estratégicos. “O mundo está ávido por minerais, e o Brasil é um parceiro confiável”, afirmou, destacando a meta de uma mineração “forte, sustentável e inclusiva”.

Encerrando o painel, o governador Jerônimo Rodrigues defendeu o diálogo com a sociedade e a superação dos preconceitos históricos. “A mineração precisa ser inclusiva, gerar cidadania e não apenas riqueza. O maior crime ambiental é uma criança passar fome”, resumiu, sintetizando o novo olhar social sobre o setor.

Por Mara Fornari

Imagem: reprodução 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Não às fake news

No histórico de postagens deste Blog, há diversos artigos de opinião sobre a divulgação de notícias falsas, as chamadas “fake news”. Não é de hoje

Governo Darci Lermen. O que esperar para 2019: uma nova gestão ou continuísmo perverso?

Os assessores do prefeito Darci Lermen iniciaram a campanha de convencimento do público pelas redes sociais. A narrativa é a de que o ano de

Lula Livre, melhor para o Bolsonarismo

Na última sexta-feira, 08, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em sessão histórica, ter definido a questão da prisão em segunda instância, em

Eleições 2022: deputado eleito para a Alepa poderá ser cassado

Uma mulher foi presa na noite do último dia 1º véspera das eleições de 2 de outubro por suspeita de corrupção eleitoral, conhecido como compra

Cinco anos de S11D. Um novo capítulo da Odisseia Amazônica

Há exatos cinco anos, a Vale apresentava um dos maiores empreendimentos do mundo, o maior no planeta do setor mineral. Um gigante complexo industrial que

Moradores do Xingu apresentam demandas de saúde, educação e infraestrutura para o Legislativo Estadual

Altamira recebeu na manhã desta terça-feira (21) mais uma edição do projeto Alepa Itinerante – COP30, uma iniciativa do deputado Chicão (MDB), presidente da Assembleia