Vale prevê aumento de 44% na demanda global de níquel até 2030

A Vale estimou nesta quarta-feira (07/09) que a demanda global de níquel deverá aumentar 44% até 2030, na comparação com a previsão para este ano, somando 6,2 milhões de toneladas naquele ano, com impulso dos carros elétricos, que requerem o metal para suas baterias.

Em uma apresentação para investidores, a companhia disse que a “demanda de níquel está prevista para aumentar rapidamente nesta década com a transição energética”, e que a unidade de metais básicos da Vale está “posicionada de forma única” para atender tais demandas de veículos elétricos e energias renováveis.

A demanda global de cobre — utilizado em baterias de veículos e sistemas de energias renováveis– deve subir cerca de 20% até 2030, para 37 milhões de toneladas, segundo a Vale. A companhia também estimou os volumes de produção da própria empresa. No médio prazo, a Vale deverá produzir 230-245 mil toneladas de níquel ao ano, versus projeção para 2022 de até 190 mil toneladas.

Em cobre, a previsão de médio prazo é de 390-420 mil toneladas ao ano, ante até 285 mil toneladas previstas para 2022. Segundo a Vale, o crescimento na oferta de níquel deverá ser impulsionado principalmente por Indonésia e Canadá, onde a empresa tem operações, além de Austrália. Mas a empresa não prevê a oferta alcançando a demanda, principalmente para os veículos elétricos de classe I.

Em cobre, a Vale também projeta um mercado com “déficit estrutural” no médio e longo prazos. “O aumento da demanda, junto à falta de oferta, atrairá um interesse significativo em todo o setor”, disse a mineradora, que está posicionando seu negócio de Metais Básicos para ser o “parceiro” para um futuro sustentável.

Com informações Revista Mineração. 

Imagem: Vale. 

#veja mais

#TBT do Blog: “Se o vereador não for corrupto ele não se sustenta com o salário que ganha”

No último dia do mês de abril de 2015, um fato polêmico ocorrido na sessão do citado dia na Câmara de Vereadores de Parauapebas, fez

Registros mostram alterações em barragens da MRN no Pará. Quilombolas e ribeirinhos temem desastres

A Mineração Rio do Norte, controlada por um pool de grandes mineradoras globais, hoje liderada pela trader suíça Glencore, é a maior produtora de bauxita,

Opinião: polêmicas e problemas recentes podem danificar a monarquia britânica?

Mari Rodríguez Ichaso é especialista em moda, viagens, gastronomia, arte, arquitetura e entretenimento, produtora de cinema e colunista de estilo da CNN Espanhol. Nos presenteia

Parauapebas: encontro da oposição

Em política nada é por acaso, muito menos um registro entre possíveis pré-candidatos. Na noite da última segunda-feira, 27, as redes sociais parauapebenses ficaram movimentadas

Ministro Jader Filho e governador Helder lançam PAC no Pará

O Pará está em amplo destaque no Brasil. Prova disso são os investimentos federais e recursos destinados para projetos e obras em todo o estado.

Belém: a fobópole amazônica

Este artigo foi escrito em Belém, por ocasião do feriado prolongado. Havia prometido que a estada na capital não teria: agenda profissional, análise política e