O vereador de Parauapebas, Rafael Ribeiro (MDB), eleito presidente do Poder Legislativo para o próximo biênio (2023-2024), foi destaque no jornal O Liberal do último domingo, 18, em sua edição de nº 37.390, no caderno quinzenal Parauapebas, em sua página 13.
Em formato de página inteira, o periódico contou a elogiável história do citado parlamentar, de uma infância humilde, de muita luta no bairro da Paz, até o seu crescimento político, chegando a ser o presidente da Câmara de Vereadores. Ser político sempre foi o seu sonho de infância, diferente da maioria dos garotos, que tem como meta ser um craque do mundo da bola, conforme a exemplifica a matéria.
Rafael Ribeiro Oliveira, nasceu em 26 de novembro de 1993, em Parauapebas, e cresceu no Bairro da Paz. Estudou nas escolas públicas Plácido de Castro, Carlos Drummond de Andrade e Irmã Dulce. É o filho mais novo de uma família de três irmãos. De origem humilde, ainda criança Rafael começou a trabalhar como vendedor de jornais, geladinho e auxiliar de sapateiro, ajudando na manutenção de casa e da família.
Aos sete anos de idade, despertou seu interesse pela política, iniciando uma história vitoriosa no movimento estudantil, sendo eleito líder de turma por sete anos consecutivos, conselheiro escolar, presidente de grêmio por três mandatos e coordenador do Conselho de Grêmios Estudantis de Parauapebas (Congresp).
A paixão pela política pulsava forte no coração do jovem Rafael. Movido pelo sonho de um dia ser vereador de Parauapebas, disputou sua primeira eleição aos 18 anos de idade, obtendo 518 votos, porém não conseguiu se eleger.
Continuou com seu trabalho em defesa da juventude e, sobretudo, dos mais humildes. Aos 22 anos de idade, mais uma vez colocou seu nome à disposição da população, concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal e obtendo, dessa vez, 988 votos, conquistando a primeira suplência do MDB.
Em 2017, assumiu a gestão da Coordenadoria Municipal da Juventude por um período de um ano e três meses, onde desenvolveu importantes projetos e políticas públicas voltadas ao seguimento juvenil, qualificando mais de 400 jovens para o mercado de trabalho por meio do Pronatec; fortaleceu a fanfarra municipal, realizou diversos cursos, encontros, workshops e oficinas com a juventude; criou os projetos Copa CMJ e Caravana da Juventude (CRJ), um espaço voltado para o atendimento especializado dos jovens, sendo o primeiro município do Estado do Pará a contar de um espaço como este.
Em 26 de setembro de 2017, aos 23 anos de idade, Rafael Ribeiro, como suplente, assumiu uma vaga na Câmara Municipal, realizando um sonho de infância e tornando-se o primeiro vereador nascido e criado em Parauapebas e o mais jovem parlamentar de toda a história do município, exercendo por um ano e dez meses.
Como vereador, apresentou mais de 140 proposições que melhoraram a vida do povo de Parauapebas, criou projetos importantes como o Cursinho Popular da Juventude e muitos outros. Em julho de 2019, deixou o mandato, após o retorno do vereador titular.
Como jovem aguerrido que é, mais uma vez colocou seu nome para avaliação popular, pela terceira vez, concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal. Após uma emocionante campanha, Rafael Ribeiro foi eleito com 2.223 votos, sendo o sexto vereador mais votado do município e o mais jovem parlamentar da atual legislatura, com 27 anos de idade.
Agora como vereador, tem novos desafios e inúmeros projetos que pretende debater com a comunidade e defender no Legislativo, como a criação da Cidade Universitária, melhoria da saúde, educação, abastecimento de água; criação de programa de qualificação profissional e inclusão de jovens e mulheres no mercado de trabalho e, sobretudo, lutar pela criação de novas matrizes econômicas para o município, preparando Parauapebas para o futuro.
Rafael Ribeiro é casado com Érica Sousa, pai de Brayan Lucas, evangélico da Igreja Nova Chance, servidor público efetivo da Prefeitura desde 2015 e atualmente se formou em Direito.
Futura gestão
Atualmente, Rafael Ribeiro vem organizando pessoalmente a montagem de cada espaço de sua gestão à frente do Poder Legislativo parauapebense, escolhendo nomes tendo como base critérios técnicos e de muita experiência para os cargos mais relevantes, que irão compor a sua equipe.
Com informações CMP (adaptado pelo Blog do Branco).
Imagem: O Liberal.