Vereadores de Belém criam CPI sobre compra de ônibus pela prefeitura de Belém

Como diz a máxima popular: “Nada que já esteja ruim que não possa piorar”. Além da problemática do lixo urbano em Belém, outra questão polêmica aumenta ainda mais a pressão em relação à gestão do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol): o transporte público, uma questão caótica em Belém. A questão envolve a compra de ônibus por parte da prefeitura, que está sendo acusada de superfaturar o contrato de aquisição desses veiculos, segundo análise técnica do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Vale lembrar que em maio deste ano, o processo licitatório para a compra dos veículos chegou a ser suspenso por suspeitas de irregularidades. O citado Tribunal identificou após análise técnica questões que precisam ser, no mínimo, esclarecidas, fato publicado na edição de 9 de julho do Diário Oficial Eletrônico, determinação de medida cautelar de suspensão do contrato da Semob para compra de ônibus elétricos. A medida foi posteriormente homologada por unanimidade pelo TCM-PA.

Em outro desdobramento mais recente do caso, a Câmara Municipal de Belém criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para “apuração das irregularidades praticadas no âmbito do Pregão Eletrônico N° 90001/202, realizado pela Prefeitura de Belém”, que trata sobre a aquisição dos veículos, conforme apontado na medida cautelar do TCM-PA. A composição da comissão ficou formada com os seguintes parlamentares: A comissão é formada pelos vereadores Fábio Souza (MDB), Fernando Carneiro (PSOL), Josias Higino (PSD), Mauro Freiras (PSDB) e Gleisson Oliveira (PSB), tendo como suplentes os vereadores Igor Andrade (Rede) e Bia Caminha (PT). A relação chamou atenção por ter entre seus membros titulares e suplentes, parlamentar do mesmo partido do prefeito Edmilson, e outro que está em sua base de apoio, com indicação de vice na chapa.

A comissão deverá apurar as irregularidades apontadas pelo TCMPA, baseado em relatório técnico da 1ª Controladoria de Controle Externo, que visa prevenir o uso indevido de recursos públicos e evitar graves prejuízos aos cofres públicos, que podem ser irreparáveis. A comissão possui prazo de 60 dias para realizar a apuração, prorrogáveis por mais 60 dias.

Com informações de Diário do Pará (adaptado pelo Blog do Branco)

Imagem: Agência Pará

#veja mais

Quem quer Jair?

Em novembro próximo, o presidente Jair Bolsonaro completará dois anos sem filiação partidária, desde quando saiu, ao fim de 2019, do Partido Social Liberal (PSL)

Vitória sob alto custo político

Daniel Santos (PSB) se reelegeu prefeito de Ananindeua com uma votação histórica. Tal fato é irrefutável. Foram 229.930 indicações nas urnas, 83,48% dos votos válidos.

Quais documentos ter em mãos para declarar o IR 2023

Sempre que é divulgado o calendário oficial para declarar o Imposto de Renda (IRPF 2023, ano-base 2022), o contribuinte precisa reunir todos os documento necessários

Fábio Schvartsman irá presidir a Vale

Conforme abordado pelo blog em alguns textos, a disputa pela cadeira de presidente da mineradora Vale era intensa. Esquentava os bastidores políticos de Brasília, sobretudo,

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em dezembro de 2024

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

A vez do Combu

O ano era 2009. Eu estava no quarto semestre do curso de Geografia e, naquele momento, iniciava a disciplina de Antropologia Geográfica. A professora Denise