Racha no PSD paraense

Inegavelmente o Partido Social Democrático no Pará está divido. Em sua composição interna há dois caminhos a serem seguidos: um, com a maioria esmagadora de seus agentes políticos com mandato, declara apoio ao pré-candidato ao governo do Pará, Márcio Miranda (DEM). O outro, em menor número, afirmou que irá apoiar o pré-candidato do MDB ao governo do Pará, Helder Barbalho.

Essa foi a tônica do encontro de ontem, em Belém. O partido é dirigido no Pará por Helenilson Pontes, que já foi do grupo do governador Simão Jatene, e exerceu por quatro anos o cargo de vice-governador. Ele declara apoio aos Barbalho, sendo seguido pelo presidente municipal do PSD na capital e deputado federal, Eder Mauro.

Pontes e Mauro são dois exemplos de ressentimento político. O primeiro, foi vice-governador e acreditou na história contada por Jatene que poderia não disputar à reeleição e apoiá-lo para ser o novo governador. Percebendo que seria preterido por Jatene, lançou-se ao Senado, na esperança do apoio de Simão, o que não ocorreu. Jatene o encostou politicamente, fechou com outro vice e deu a Helenilson uma secretária como prêmio de consolação.

Eder Mauro, até 2016, esperou o atendimento de suas demandas por parte do governador. Tinha a certeza que “daria as cartas” na segurança pública, o que não ocorreu. Ambos, portanto, romperam relações políticas com Jatene, e naturalmente buscaram outra direção, o que os levou aos Barbalho.

Segundo informações que foram repassadas ao blog, Helenilson estaria apalavrado com o senador Jader, que teria lhe feito o convite de ser o seu primeiro suplente ao Senado, em troca do apoio a candidatura de seu filho ao governo.

O evento de ontem produziu uma carta aberta à direção nacional do partido, expressando a vontade da maioria de sair das amarras políticas determinadas pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. Apontam o isolamento que os dois principais dirigentes estaduais se meteram e que provocou o racha partidário.

Parauapebas

O que foi definido em Belém não mudará os direcionamentos do PSD parauapebense. Os seus principais pré-candidatos ao parlamento estadual, Gesmar Costa e Valmir Mariano, estarão no palanque de Márcio Miranda, abraçados ao autofagismo que os espera, independente da decisão das executivas nacional e estadual.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Campo Minado

Em 2021, o número de agressões a jornalistas e a veículos de comunicação manteve-se nas alturas e chegou a bater novo recorde: foram 430 casos,

Governo Darci Lermen no caminho da gestão democrática

A prefeitura de Parauapebas via Secretaria de Planejamento (Seplan) deu início no último sábado (03) ao processo de consulta popular e construção do seu Plano

Lula e Trump têm encontro “muito positivo” na Malásia

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump realizaram neste domingo (26), na Malásia, o primeiro encontro bilateral entre Brasil e Estados Unidos sob

Mortes Administradas

Ontem, 20, atingimos uma marca triste e histórica de 50 mil pessoas que perderam a vida por conta da Covid-19 no Brasil, segundo informações do

#TBTdoBlog: no PT de Parauapebas, o último que sair, apague a luz!

O ano era 2016, precisamente o mês de março. Parauapebas se preparava para mais uma disputa eleitoral. Era o último ano da gestão do prefeito

Um ano de Cárcere

Há exato um ano, um dos maiores líderes políticos que esse país produziu nas últimas décadas era preso. Tornou-se o mais novo ocupante de uma