O prefeito Aurélio Goiano em poucos dias já mostrou como vai ser a tônica do seu governo: polêmicas, descumprimento de acordos, aparelhamento da máquina, nepotismo, apadrinhamento, etc… A lista é longa e impressiona pelo pouco tempo que ele levou pra mostrar sua verdadeira face: que ele é “mais do mesmo” na política local.
Em menos de uma semana, ele pessoalmente desmontou diversos discursos seus, facilitando e muito, o trabalho da oposição que, nem em seus maiores delírios, imaginava ter essa ajuda toda de seu adversário e tão cedo.
Colocou a esposa – pessoa sem qualquer experiência ou qualificação na área – à frente de uma pasta muito sensível, a da Mulher. Não satisfeito, colocou a irmã, uma pessoa absolutamente sem nenhum traquejo político ou preparo acadêmico para a mais complexa das pastas, politicamente falando, a SEGOV (sim, aquela secretaria que ele ia extinguir nos primeiros dias depois de eleito).
Fora outros parentes que ainda estamos buscando identificar. Sim, gente; não se enganem com relação a isso. O trabalho é sim de oposição. Legítimo, coerente e previsto em nossa Constituição. Sou oposição a este Governo, do mesmo jeito que ele era oposição ao anterior; e estava tudo muito bem. A oposição é necessária para fazer a situação,
minimamente, andar na linha. A democracia se fortalece quando esse debate se dá de forma saudável.
Lembraremos da promessa (em vídeo) de zero buracos em três meses; de água em 100% das torneiras em seis meses. Da redução do tamanho da máquina, que de cara, adiantamos que não vai acontecer, principalmente devido ao PL que o mesmo enviou à Câmara pedindo a criação de mais cargos de assessoria; aquelas que ele dizia que já eram
uma farra de “babões”. Pois bem, a farra quase triplicou. Sairemos de menos de quatrocentos pra quase mil, num impacto de mais de 55 milhões de reais, só esse ano!
Sabemos dos bens que o prefeito declarou possuir à altura da eleição e acompanharemos a evolução de seu patrimônio, com esse salário de Prefeito. Nada de novo, nada de anormal. Somente o bom, velho e legítimo trabalho de oposição que ele mesmo fez tão bem em administrações passadas.
Mas Aurélio mente. Mente quando diz que vereadores não interferirão em seu mandato. Já estão fazendo isso; essa sangria desses 55 milhões de reais por ano, em parte, é justamente para dar conta de acordos de governabilidade com a Casa de Leis. E quando ele diz que não haverá vereadores com Secretarias, entendam: Pra quê?
Aurélio já vai dar, ele mesmo, o que os vereadores querem quando pedem por Secretarias; vagas e caixa. Então vereador vai se queimar pra quê? Vão deixar que Aurélio se queime em sua imensa e frondosa fogueira de vaidades que ele está criando.
Dica para Aurélio: a natureza do escorpião é ferroar. Vários desses vereadores viraram as costas a Darci, relegando-o à inelegibilidade. Não querendo entrar no mérito de merecimento (vale um post à parte), mas se as contas do Darci não fecharam, deve-se e muito aos vereadores e seus indicados. De novo; Darci não é vítima de forma alguma, mas
esse post trata deste momento, o atual, por isso atenho-me a ele, somente (por enquanto).
E se tem uma coisa que Aurélio deve ficar esperto é que os vereadores já tentaram derrubar um prefeito (Valmir), inelegibilizaram outro (Darci) e não tenho nenhuma dúvida que – ao não dar conta de cumprir esses acordos – e tenho certeza de que Aurélio não dará, eles virão com gosto de sangue, cobrar-lhes o que na cabeça deles, lhes é devido. A História está aí pra ensinar. Erra quem quer.
Imagem: Fotomontagem



