A pesquisa. As disputas pelos parlamentos. O tabuleiro político-eleitoral parauapebense

A Doxa divulgou nesta semana um levantamento feito em relação à disputa eleitoral aos parlamentos federal e estadual na capital do minério. De caráter espontâneo, a pesquisa abriu um “leque” de possibilidades, conforme o apontamento dos entrevistados.

Sem informar em seu site quantos formulários foram aplicados e nem a margem de erro, a Doxa apresenta os citados para os cargos de deputado federal e deputado estadual, em que sem esses dados, pode ser questionado. 

Ao parlamento federal, a liderança com folga é de Keniston Braga, do MDB, que goste ou não, vem fazendo um bom trabalho na capital federal, somando 30,8% das intenções de voto. Em segundo lugar vem Alessandra Haber (ainda no MDB), primeira-dama de Ananindeua, que não destinou nenhum centavo à capital do minério em 2024, mas obteve 8,6%. Em terceiro aparece Éder Mauro (PL), que somou 8% no levantamento, mesmo sem ter enviado um mísero real de suas emendas no ano passado.

Celso Sabino (UB) é o quarto deputado com melhor desempenho no município, 2,8%. Delegado Caveira (PL), que destinou recursos de suas emendas a Parauapebas, somou 2,4%. Outra parlamentar que teve o nome citado pelo eleitor foi Renilce Nicodemos (MDB), que ficou com 1,8%, outra parlamentar que esqueceu que Parauapebas existe.

Joaquim Passarinho, do PL, ficou apenas na oitava colocação, com 1,2% das citações. O mesmo conta com a força da máquina e municipal parauapebense para quem sabe, se lançar ao Senado, ou disputar de forma tranquila mais um mandato ao parlamento federal.

Quando a Doxa estratificou em relação ao parlamento federal, apresentando apenas nomes que possui forte presença na região Sul e Sudeste do Pará, Keniston Braga lidera com folga; em segundo apareceu o deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT), que pode concorrer ao parlamento federal, porém essa análise fica para um outro artigo; em terceiro, Graziele Ribeiro (PSD), que poderá se lançar com intuito de ajudar Júnior Ferrari a se reeleger.

O ex-prefeito Darci Lermen (MDB) foi o quarto mais lembrado, seguido por Joaquim Passarinho, Renilce Nicodemos, Jair Martins e João Vicente (Branco da White).

Alepa

Quando se trata de deputado estadual, a Doxa fez a mesma pergunta, agora voltada para os atuais parlamentares. Destacando os 10 primeiros colocados na preferência do eleitor de Parauapebas, a pesquisa mostra o seguinte cenário: em primeiro lugar aparece  Braz (PDT), com índice de 27,4%; Chamonzinho (MDB) vem depois, ocupando o segundo lugar com 12,0%. Bob Fllay (PRD) é o terceiro colocado com 2,8%; Erick Monteiro (PSDB) vem em quarto lugar com percentual de 1,6%; Delegado Nilton Neves (PSD) aparece em quinto lugar com 1,4% das intenções de voto; Torrinho Torres (MDB) e Rogério Barra (PL) aparecem empatados em sexto lugar com 1,2%, estão entre os mais bem colocados. 

Estranhamente, o nome do ex-vereador e ex-candidato à Prefeitura de Parauapebas, Rafael Ribeiro (UB), não foi citado no levantamento. Em outra pesquisa da Doxa, o referido apareceu com grande potencial de conquistar uma vaga ao parlamento estadual. Ou seja, ninguém de forma espontânea citou Ribeiro?

Importante a empresa ser mais transparente em seus dados, tornando público, por exemplo, a quantidade de questionários aplicados, margem de erro, perfis consultados e o que mais for relevante.

Imagem: fotomontagem

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Senado: CCJ aprova PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo em todo o Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (15/05) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, que acaba com a

Governo sem base. Os ministros são jogados aos leões; o caso Guedes

Quem conhece minimamente política, sobretudo a partidária, consegue perceber que o governo Bolsonaro não tem base no Congresso Nacional. Nem o PSL, partido do presidente,

COVID-19: separação entre Homens e Meninos

Na crise, nos problemas macros, quem tem o poder de gerenciamento, de coragem e trabalho, se sobressai, pois essas qualidade se impõe naturalmente. Estamos diante

ORM “paz e amor”?

Na semana passada o blog abordou a questão da guerra familiar que ocorre no interior do maior grupo de comunicação do Pará, as Organizações Rômulo

Helder Barbalho participa de encontro de gestão pública em Oxford, na Inglaterra

Dos dias 25 a 27, o governador eleito do Pará, Helder Barbalho, participou do “Encontro de Altas Autoridades: uma nova agenda para a gestão pública

Orgulho em ser professor

No dia de hoje, 15 de outubro, se fosse em um país desenvolvido ou pelo menos que reconhecesse verdadeiramente o exercício docente, seria no calendário