Alepa: CPI da Vale encerra os trabalhos com entrega de relatório final

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da VALE foi apresentado em solenidade na última terça-feira (09), no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), após a Sessão Ordinária que aprovou projetos contidos na pauta.

A reunião foi coordenada pelo deputado Martinho Carmona, eleito presidente da Comissão de Acompanhamento do relatório de Recomendação sobre a Vale, que sucederá os trabalhos. A reunião contou com a presença do presidente interino da Alepa, deputado Luth Rebelo (PP); do líder do governo, Iran Lima (MDB) e dos deputados Adriano Coelho, Braz (ambos do PDT) e Torrinho (Podemos).

“Foi um belíssimo o trabalho da CPI junto a Vale, que consegue ser uma empresa multinacional que tem quatros vezes maior de lucratividade que o orçamento geral do Estado, e isso não é todo o tamanho desta empresa”, expressou o deputado Eraldo Pimenta, presidente da Comissão.

Para ele, mesmo assim, foi apenas um arranhão na couraça na empresa que leva mais de 400 mil toneladas de minério de ferro, para fora do Brasil. Para o deputado a Vale é uma empresa sem rosto, um gigante instalada no Pará, que pode e deve apoiar muito mais o Estado que a abriga em forma de concessão.

“Obtivemos com os trabalhos da CPI receber do contencioso da Vale, o valor de quase três bilhões de recursos de suas contas, que poderão ser usados em obras e serviços de melhorias a ser indicados”, explicou o deputado Eraldo. Ele ainda agradeceu todos os membros que compuseram a CPI, assim como os servidores e assessores que contribuíram no trabalho realizado.

A CPI da Vale foi instalada no dia 26 de maio de 2021.

Conquistas da CPI da Vale

O deputado Carlos Bordalo leu as demais contrapartidas obtidas com o trabalho da CPI e que seu desdobramento e cumprimento do acordo entre a CPI e a Vale. Em primeiro relacionou o Projeto Ferrovia do Pará – FEPASA que está com seus estudos avançados. Será um corredor ferroviário no Estado, cujo traçado foi modificado para se conectar à malha da ferrovia Norte Sul e terá como destino a região do distrito Industrial de Barcarena.

O Hospital Regional de Ourilândia do Norte que está em fase final de obras com capacidade para 120 leitos, inclusive UTIs, adulto, pediátrica e neonatal, atendimento de alta complexidade, além de contar com 16 especialidades médicas. “O hospital é resultado da parceria firmada entre a Vale e o Governo do Pará e beneficiará mais de meio milhão de pessoas de 15 municípios da região sudeste do Pará. O investimento está na ordem de R$ 160 milhões”, relacionou Bordalo.

Outros itens citados foram, Marabá vai abrigar a primeira planta comercial de produção de ferro-gusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia limpa (gusa-verde). Implantação de um Novo Polo Metal Mecânico. Investimento para reestruturar a SEMAS e modernizar o ambiente tecnológico de controle em toda a área ambiental. Instalação e execução de Usinas da Paz.

Com informações AID – Comunicação Social – Alepa (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Para além do Palácio

Como esperado e adiantado por este Blog, Helder Barbalho já começa a se destacar não só como governador, mas também como um grande articulador político.

Desempenho do Congresso Nacional atinge 38% de reprovação. Maioria considera regular

O desempenho dos parlamentares é reprovado por 38% dos brasileiros. Este é o percentual de pessoas que consideram o trabalho do Congresso Federal ruim ou

O perfil institucional do futuro governo Helder Barbalho

O governador eleito Helder Barbalho esteve em solo inglês nos últimos dias. Compôs um seleto grupo de 65 autoridades brasileiras entre governadores, parlamentares e especialistas

Eleições 2024: MDB tem grande chance de governar Belém depois de quase 40 anos

É o que afirma o cientista político, Dornélio Silva, que responde pela Doxa Pesquisas, que tornou público um importante artigo analítico sobre a disputa do

A disputa pelo governo do Pará já começou… Por Brasília

Faltando ainda 18 meses para as eleições, no caso do Pará, a disputa pelo Palácio dos Despachos já começou a esquentar. Tudo claro, nos bastidores,

Parauapebas: Vereador Fred Sansão cobra transparência na Operação Buraco Zero

A Câmara Municipal de Parauapebas recebeu, no último dia 24 de fevereiro, o Requerimento nº 15/2025, de autoria do vereador Fred Sansão (PL), solicitando ao