Alepa: parlamentares aprovam medidas de proteção e garantia de direitos a idosos e incentivo ao Agro

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovaram, nesta terça-feira (10), dois projetos de lei. O primeiro institui o Programa de Conscientização e Prevenção contra o Etarismo na rede estadual de saúde, em escolas e universidades públicas do Estado. O segundo dispõe sobre o incentivo à criação de Consórcios Intermunicipais Agropecuários, denominados “Parceiros do Agro”, com o objetivo de fortalecer o setor agropecuário no Pará.

No caso da primeira proposta, considera-se “etarismo” a discriminação ou o preconceito com base na idade de uma pessoa, especialmente quando ela é submetida a situações humilhantes, constrangedoras ou tem seu acesso a serviços – como bancos e transportes – dificultado por causa da idade.

Atualmente, os idosos representam cerca de 15% da população brasileira. “As estatísticas mostram um aumento da longevidade nos últimos tempos. Apesar disso, essa população ainda sofre bastante com o preconceito, que vai desde limitações no mercado de trabalho até estereótipos sobre os locais que frequentam, as roupas que vestem e o estilo de vida que devem adotar”, explicou o deputado Carlos Bordalo, autor da proposta.

Segundo o Relatório Mundial sobre Idadismo, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o etarismo se manifesta de forma institucional – por meio de normas e regras sociais – e interpessoal, nas relações entre indivíduos que julgam os outros com base na idade.

O projeto de lei visa proteger os idosos de práticas discriminatórias, garantindo seus direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa. Também institui um programa de conscientização e prevenção ao etarismo, incluindo ações específicas para combater o preconceito praticado pela internet.

Para assegurar a execução da proposta, o Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, deverá promover educação permanente aos profissionais de saúde, palestras educativas, distribuição de cartilhas informativas e a inclusão de normas contra o etarismo nos regimentos escolares, com base no Estatuto da Pessoa Idosa.

Consórcios Intermunicipais Agropecuários

A segunda proposta é de autoria do deputado Torrinho Torres (MDB) e define como Consórcio Intermunicipal Agropecuário a pessoa jurídica formada por municípios, devidamente constituída conforme a legislação vigente, com a finalidade de executar políticas públicas de interesse agropecuário comum.

“O objetivo desta legislação é estimular a criação de consórcios intermunicipais para unir esforços e garantir o melhor aproveitamento dos recursos humanos, técnicos e financeiros já existentes nos municípios consorciados”, afirmou o deputado. Segundo ele, a medida visa ampliar mercados e gerar emprego e renda no setor agropecuário paraense.

Na justificativa, o parlamentar destaca que o Pará é um dos principais polos agropecuários do Brasil, com crescimento expressivo em diversas culturas e forte contribuição para a economia nacional. Ele cita dados do Boletim Agropecuário do Estado do Pará, elaborado pela Fapespa (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas), que apontam que o valor da produção agrícola paraense atingiu R$ 24,3 bilhões em 2022 — representando um crescimento médio de 7% ao ano nos últimos 22 anos.

Por Carlos Boução- AID – Comunicação Social

Foto: Celso Lobo 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

A Divisão do Pará de volta ao debate

No dia 11 de dezembro de 2011, ocorria o plebiscito que decidia – naquele momento – o futuro do Pará. Depois de um intenso processo

Na nova CMP quem será governo ou oposição?

Resolvi me antecipar aos fatos ou desdobramentos na relação do novo governo em Parauapebas e a relação política com a nova legislatura. Ledo engano achar

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em novembro de 2025

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Deputados alertam sobre prevenção ao suicídio e adoção de políticas públicas de atenção à saúde mental

Os deputados, presididos pelo deputado Chicão (MDB) exploraram em seus pronunciamentos, na sessão desta terça-feira (3), as ações relacionadas à campanha “Setembro Amarelo”, mês dedicado

A “Casca sem a Bala”. O mandato apagado. A dependência política de Ramos. Os desafios de Moratório para 2026

  Foram 3725 votos, o quinto mais votado. Esse foi o desempenho de Anderson Moratório ao final do último processo eleitoral. Sem contar a parceria

Sonoridade reversa

Ontem, 12, Belém, a capital do Pará, completou 408 anos. É a segunda mais antiga cidade do Norte do Brasil. Em um longo editorial, o