Alepa: parlamentares aprovam medidas de proteção e garantia de direitos a idosos e incentivo ao Agro

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovaram, nesta terça-feira (10), dois projetos de lei. O primeiro institui o Programa de Conscientização e Prevenção contra o Etarismo na rede estadual de saúde, em escolas e universidades públicas do Estado. O segundo dispõe sobre o incentivo à criação de Consórcios Intermunicipais Agropecuários, denominados “Parceiros do Agro”, com o objetivo de fortalecer o setor agropecuário no Pará.

No caso da primeira proposta, considera-se “etarismo” a discriminação ou o preconceito com base na idade de uma pessoa, especialmente quando ela é submetida a situações humilhantes, constrangedoras ou tem seu acesso a serviços – como bancos e transportes – dificultado por causa da idade.

Atualmente, os idosos representam cerca de 15% da população brasileira. “As estatísticas mostram um aumento da longevidade nos últimos tempos. Apesar disso, essa população ainda sofre bastante com o preconceito, que vai desde limitações no mercado de trabalho até estereótipos sobre os locais que frequentam, as roupas que vestem e o estilo de vida que devem adotar”, explicou o deputado Carlos Bordalo, autor da proposta.

Segundo o Relatório Mundial sobre Idadismo, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o etarismo se manifesta de forma institucional – por meio de normas e regras sociais – e interpessoal, nas relações entre indivíduos que julgam os outros com base na idade.

O projeto de lei visa proteger os idosos de práticas discriminatórias, garantindo seus direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa. Também institui um programa de conscientização e prevenção ao etarismo, incluindo ações específicas para combater o preconceito praticado pela internet.

Para assegurar a execução da proposta, o Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, deverá promover educação permanente aos profissionais de saúde, palestras educativas, distribuição de cartilhas informativas e a inclusão de normas contra o etarismo nos regimentos escolares, com base no Estatuto da Pessoa Idosa.

Consórcios Intermunicipais Agropecuários

A segunda proposta é de autoria do deputado Torrinho Torres (MDB) e define como Consórcio Intermunicipal Agropecuário a pessoa jurídica formada por municípios, devidamente constituída conforme a legislação vigente, com a finalidade de executar políticas públicas de interesse agropecuário comum.

“O objetivo desta legislação é estimular a criação de consórcios intermunicipais para unir esforços e garantir o melhor aproveitamento dos recursos humanos, técnicos e financeiros já existentes nos municípios consorciados”, afirmou o deputado. Segundo ele, a medida visa ampliar mercados e gerar emprego e renda no setor agropecuário paraense.

Na justificativa, o parlamentar destaca que o Pará é um dos principais polos agropecuários do Brasil, com crescimento expressivo em diversas culturas e forte contribuição para a economia nacional. Ele cita dados do Boletim Agropecuário do Estado do Pará, elaborado pela Fapespa (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas), que apontam que o valor da produção agrícola paraense atingiu R$ 24,3 bilhões em 2022 — representando um crescimento médio de 7% ao ano nos últimos 22 anos.

Por Carlos Boução- AID – Comunicação Social

Foto: Celso Lobo 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Rapidinhas do Branco – LXXIX

Pesquisa Uma nova rodada de pesquisa do Instituto Data Populi será publicada no próximo sábado (8), mostrando o cenário da eleição para prefeito de Parauapebas

CMP: sessões voltarão a ter presença de público

Na sessão ordinária da última terça-feira (10), o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Ivanaldo Braz (PDT), anunciou o retorno do público durante os

Eleições 2022: Lula é eleito pela 3º vez presidente da República

A disputa eleitoral entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) prometia ser muito acirrada, como de fato foi. O petista ficou na maior parte da

Índia ultrapassará a China como o país mais populoso do mundo

O facto de a Índia ultrapassar a China como país mais populoso do mundo, por si só, não altera a balança de poder face à

Cadê o dinheiro que tava aqui?

O título deste post parece mais uma matéria do programa Fantástico, da Rede Globo, em que reportagens investigativas mostram os desmandos com o dinheiro público

Presidente da Alepa, deputado Chicão, acompanha entrega de títulos de regularização urbana em Ananindeua

O Governo do Pará realizou, em Ananindeua, a maior entrega de títulos de regularização fundiária urbana já feita no país. A cerimônia, conduzida pelo governador