Alepa: Parlamentares aprovam projetos para coibir abusos financeiros, incentivar educação histórica e promover turismo sustentável

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, nesta terça-feira (11), três propostas parlamentares que impactam diretamente os direitos dos consumidores, a preservação da memória histórica e o fomento ao turismo sustentável no estado.

Um dos projetos aprovados é o PL nº 749/2023, de autoria do deputado Adriano Coelho (PDT), que estabelece regras para coibir práticas abusivas de instituições financeiras na oferta de crédito consignado a idosos, aposentados e pensionistas.

O texto proíbe que bancos, correspondentes bancários e sociedades de arrendamento mercantil ofereçam esse tipo de empréstimo por telefone ou aplicativos de mensagens sem solicitação expressa do consumidor. Além disso, veta qualquer forma de telemarketing ou publicidade direcionada a esse público com o objetivo de convencê-lo a contratar crédito consignado.

Caso as instituições descumpram a norma, poderão ser penalizadas com multas de 200 vezes a Unidade Padrão Fiscal do Estado do Pará (UPF/PA), além de outras sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o deputado Adriano Coelho, a medida busca reduzir o superendividamento da população idosa. “Fui procurado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para sugerir alterações no projeto, mas a proposta foi mantida sem modificações”, afirmou.

Memória

Outro projeto aprovado foi o PL nº 283/2022, do deputado Carlos Bordalo (PT), que institui a Semana Estadual da Educação pela Memória nas escolas e universidades públicas e privadas do Pará. A iniciativa busca garantir o direito à memória e estimular reflexões sobre a história do Brasil e do mundo, especialmente em relação a períodos traumáticos, como ditaduras e violações de direitos humanos.

“Precisamos construir pontes entre as gerações para que a atual e as futuras reconheçam os perigos das ditaduras. Elas cerceiam a liberdade, censuram a imprensa, violam direitos humanos e perseguem opositores”, destacou Bordalo.

A Semana Estadual da Educação pela Memória será incorporada ao calendário oficial das instituições de ensino do estado.

Cicloturismo

Os deputados também aprovaram o PL nº 876/2023, da deputada Paula Titan (MDB), que incentiva o cicloturismo no Pará. A proposta visa estimular a prática do turismo em bicicletas, promovendo rotas turísticas sustentáveis por estradas rurais e secundárias com atrativos naturais e culturais.

O projeto prevê ações para garantir infraestrutura adequada, apoio logístico e divulgação de rotas de cicloturismo, contribuindo para o fortalecimento do ecoturismo no estado. Os projetos agora seguem para sanção do governador.

Com informações – Ascom Alepa

Imagem: Celso Lobo

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Todos pelo social. A lição do Chile

Recentemente abordado por este Blog, as estratégias políticas que estavam sendo montadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), com ampla pauta legislativa

ENTREVISTA: Yuri Sobieski, secretário de Juventude de Parauapebas

Para fechar o ano de 2022, o Blog do Branco fez o convite para um bate-papo com o atual secretário de Juventude de Parauapebas, o

 Os caprichos de Darci Lermen

Na última quarta-feira (14), foi tornado público pelo Portal Pebinha de Açúcar, um vultoso projeto que a Prefeitura de Parauapebas pretende colocar em prática, e

O limbo político de Zequinha Marinho

O senador Zequinha Marinho, que trocou recentemente o Partido Liberal (PL) pelo Podemos, em uma de suas manobras políticas para tentar sobreviver politicamente em Brasília.

Governo do Pará apresentou metas e compromissos ambientais e climáticos para a COP30

Em meio a diversas informações falsas que visam tirar o protagonismo de Belém na realização da COP30, no último dia 24, ocorreu reunião estratégica entre

CMCC aprova PL e indicações na 23ª Sessão Ordinária de 2025

Os vereadores de Canaã dos Carajás se reuniram nesta terça-feira, às 18h, para a 23ª Sessão Ordinária do ano. Durante o encontro, foram aprovados projetos