Alerta vermelho

A mais recente pesquisa divulgada pela Doxa em relação à disputa eleitoral na capital paraense, acendeu a luz vermelha pelos corredores do Palácio Antônio Lemos. Os números apontam para uma derrota eleitoral do atual prefeito Edmilson Rodrigues, do Psol, que tenta se reeleger.

Os dois últimos levantamentos da Doxa indicavam um cenário que foi antecipado pelo Blog do Branco: a estagnação da pré-candidatura do deputado federal Éder Mauro, do PL, que pareceu atingir o seu “teto”, na margem dos 20% a 23% no formato Estimulado, ou seja, quando é apresentado ao entrevistado uma relação de nomes.

No penúltimo levantamento, divulgado no mês passado, o pré-candidato bolsonarista se mantinha na liderança (sem crescimento) acima da margem de erro; deixando embolado (empate técnico) os pré-candidatos Igor Normando (MDB), Edmilson Rodrigues (PSOL) e Thiago Araújo (Republicanos). Todavia, estava claro que o pré-candidato emedebista seguia em uma crescente, portanto, se isolaria na segunda posição, com a possibilidade até de empatar tecnicamente com Éder Mauro, o que, de fato, ocorreu, segundo a Doxa.

Está posto que o atual mandatário da capital estaria fora do segundo turno se a eleição fosse hoje. O Blog do Branco afirmou ao fim do ano passado, que uma vaga no segundo turno seria de um candidato bolsonarista (à época ainda não se tinha a certeza que o delegado licenciado concorreria); a outra vaga seria disputada entre o prefeito Edmilson Rodrigues e o escolhido pelo governador Helder Barbalho.

A questão é que não os estrategistas políticos do Palácio Antônio Lemos não conseguiram mensurar o efeito do que este veículo vem chamando há tempos de “estadualização” de Belém, que, na prática, é a forte intervenção da máquina estadual na periferia de Belém, reduto político que Edmilson reinava.

Perdendo o apoio das camadas menos abastadas da capital paraense, piora a situação político-eleitoral de Edmilson Rodrigues, colocando em alto risco o seu projeto de reeleição. A esperança vinda do terceiro andar do Palácio do Planalto, parece cada vez mais distante.

Já o deputado federal Éder Mauro que não cresce nas pesquisas, se agarra na possibilidade do impulsionamento por conta da passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro a Belém. Os próximos levantamentos da Doxa irão definir o cenário – cada vez mais claro – da disputa pela Prefeitura de Belém.

Imagem: O Liberal. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Produção de ferro da Vale atingiu 308 Mt em 2022

A produção de minério de ferro da Vale atingiu 308 milhões de toneladas (Mt) em 2022, segundo relatório divulgado pela companhia no dia 31 de

Déjà vu petista

Sim, estamos melhores nesses últimos seis meses do que os 48 meses do governo anterior. Todavia, a terceira passagem de Lula pelo Palácio do Planalto

Marabá: vereadores aceitam denúncias contra o prefeito Toni Cunha (PL)

A sessão legislativa em Marabá, em vários aspectos, é bem diferente de Parauapebas. E diferente para melhor. No início, estranhei a formalidade e a educação

CMP devolveu ao Executivo, menos de 1% do orçamento de 2016

Em uma noite de terça-feira, oito de dezembro de 2015, após a sessão ordinária da semana, iniciou outra em caráter solene, para um evento especifico.

Câmara Municipal de Parauapebas: mais uma sessão para esquecer

Na sessão legislativa de hoje (22) nenhuma novidade. Os vereadores que estavam em plenário (sete parlamentares dos quinze) a ampla maioria atacou fortemente a gestão

O isolamento de Guedes

Paulo Guedes, atual ministro da Economia, é um neoliberal assumido. Tem como tese o Estado mínimo. Tornou-se um grande operador do sistema financeiro, sendo fundador