Amazônia em cena: Pará abre a COP 30 e mostra ao mundo que o futuro nasce na floresta

Na abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, o governador Helder Barbalho destacou o papel do Pará na construção de soluções globais para o enfrentamento da crise climática. Ele defendeu o fortalecimento do financiamento climático, o avanço do mercado de carbono e o incentivo a modelos de desenvolvimento de baixas emissões com geração de emprego e renda a partir da floresta viva.

Ações concretas- O Governo do Pará chega à conferência com ações concretas e resultados mensuráveis em políticas ambientais e desenvolvimento sustentável. O Plano Amazônia Agora, o Plano Estadual de Bioeconomia e o Sistema Jurisdicional de REDD+ estruturam uma governança climática permanente, que já contribui para a redução consistente do desmatamento e estimula novas cadeias produtivas sustentáveis.

Em Belém, o Parque de Bioeconomia e Inovação consolida a integração entre pesquisa científica, empreendedorismo e saberes tradicionais, funcionando como base para a formação de um novo ecossistema de negócios verdes.

Na produção agropecuária, o Estado avança com o Sistema de Rastreabilidade Bovina Individual do Pará (SRBIPA), coordenado pela Adepará, que garante origem, controle sanitário e conformidade ambiental em toda a cadeia produtiva. Em outubro de 2025, o Pará realizou a primeira exportação de carne bovina com rastreabilidade individual, em um embarque de 108 toneladas para a China, posicionando a pecuária paraense na vanguarda da transparência e da sustentabilidade.

Ainda nesta segunda-feira (10), o governador participa da inauguração do Pavilhão Pará, na Green Zone, e do lançamento do Vale BioAmazônico de Tecnologia, na Blue Zone da conferência. O projeto vai reunir instituições públicas, universidades e empresas privadas para desenvolver soluções inovadoras e produtos de base biológica a partir da biodiversidade amazônica.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu o empenho da população paraense e ressaltou o simbolismo de realizar a conferência no coração da floresta.

Com governança climática consolidada e políticas públicas de longo prazo, o Pará se apresenta à comunidade internacional como um dos principais laboratórios de desenvolvimento sustentável do mundo — reafirmando, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que a Amazônia é parte essencial da solução para o futuro do planeta.

Com informações e imagem – Agência Pará

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Mineradora Ligga completa um ano de operação no Pará

A mineradora Ligga, empresa 100% brasileira voltada para o minério de ferro, com etapas de construção e expansão no Estado do Pará até 2033, acaba

Barcarena: o mais perverso exemplo do modelo de desenvolvimento instaurado na Amazônia

Em outubro de 2015, o navio Haidar, de bandeira libanesa, foi a pique com mais de 4900 cabeças de gado a bordo, no Porto de

A “Nova Política” foi deixada de lado. O mundo real de Brasília se impôs

Depois de diversas farpas, crises e desentendimentos públicos entre os Poderes Executivo e Legislativo, muitos desses conflitos gerados dentro do Palácio do Planalto, em que

Menos debates, mais propaganda; a tônica da disputa pelo governo do Pará

A campanha ao governo do Pará entra em sua última semana, porém uma situação parece ter passado despercebido, ou, senão, sua ausência despertou pouco interesse:

COP30: Josemira Gadelha debate liderança feminina e soluções urbanas para a Amazônia

A tarde da última quinta-feira (14) reuniu algumas das principais lideranças femininas da região Norte no painel “Elas Governam: Mulheres na Liderança de Soluções na

Senado Federal: gastos da bancada paraense em agosto de 2023

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se