As acusações de Saraiva

Conforme escrevi na semana passada, a entrevista concedida pelo delegado da Polícia Federal (PF), Alexandre Saraiva à Globo News, caiu como uma bomba no meio político em diversos estados brasileiros. No caso do Pará, o policial que foi superintendente da PF no Amazonas, cita nominalmente o senador Zequinha Marinho (PL), que é pré-candidato ao governo do Pará.

Sob Marinho pesa – segundo Saraiva – atuação política nos bastidores contra ações de combate à grilagem de terras e extração ilegal de madeira, o que foi negado pelo senador através de uma nota enviado à imprensa, que ameaçou ainda processar Saraiva por essas acusações. O delegado vem após a polêmica entrevista pedindo aos que foram citados por ele que o processem, para que ele possa demonstrar na Justiça tudo que afirma, sustentado em documentos, que segundo o próprio enchem dois “carrinhos de supermercados” em provas.

A questão é: a situação ficará por isso? No caso de Zequinha Marinho sua defesa se resumirá em apenas negar os fatos que pesam contra ele? Não haverá nenhuma investigação? o Ministério Público Federal não se interessará pelas acusações de Saraiva? A Polícia Federal fará “cara de paisagem”?

Essa complacência em relação as acusações de crimes só reforçam o quanto há a presença, de fato, uma bancada, de uma estrutura política que mantém todo e qualquer tipo de ilegalidade na região amazônica, o que fomenta, por exemplo, o desaparelhamento de órgãos como o Ibama e Funai, além de promoverem mortes de quem ousa enfrentar esse poder paralelo, a exemplo do que aconteceu recentemente com Bruno Pereira e Dom Phillips.

O caso que envolve graves acusações a senador que se coloca como pré-candidato ao governo do segundo maior estado brasileiro, a porta de entrada para a Amazônia, não requer maior aprofundamento por parte das autoridades? Ou teremos uma eleição em que pesa a desconfiança e rumores sérios de proteção a ilegalidades a um dos candidatos ao Executivo paraense?

Imagem: reprodução internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Drummond avisou. Itabira está indo. E Parauapebas?

“Chego à sacada e vejo a minha serra, a serra de meu pai e meu avô, de todos os Andrades que passaram e passarão, a

Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda efetuou uma revisão na projeção da inflação para o 2025, estabelecendo-a em 4,8% pelo Índice

Bolsonaro, o desautorizado. Procura-se um porta-voz

O novo governo completou a sua primeira semana. O que se viu até aqui foi uma sucessão de erros, especificamente os que se referem às

Eleições 2024: Aurélio Goiano, do AVANTE, é eleito prefeito de Parauapebas no 1º turno

Aurélio Goiano, do AVANTE, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Parauapebas (PA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Aurélio Goiano teve

Eleições 2020: pesquisa aponta vitória tranquila de Darci Lermen

Parauapebas acordou com o resultado de mais uma pesquisa eleitoral. O Instituto Data Populi foi a campo e divulgou os números de seu levantamento no

Eleições 2020: Doxa segue outro caminho e banca empate técnico em Belém

Pesquisa Doxa registrada mostra empate entre Edmilson Rodrigues (PT) e o Delegado Federal Eguchi (Patriota) na disputa no segundo turno da eleição em Belém que