As lições vindas de Washington

O Capitólio, símbolo da democracia americana foi invadido por extremistas que provocaram a interrupção da sessão que reconheceria o resultado da última eleição presidencial, esta que decretou o retorno dos Democratas à Casa Branca, depois de Joe Biden ter vencido a disputa.

O fato foi a culminância de quatro anos de postura negacionista e ataque às instituições promovido pelo presidente Donald Trump. Esse modus operandi do republicano foi alimentando gradativamente uma legião de pessoas que passaram a seguir suas ideias. Hoje, segundo especialistas, criou-se dentro do partido Republicano um ala extremista batizada de “Trumpismo”, que não segue as determinações da legenda, e está em franco processo de ampliação de seus adeptos.

Descendo a Linha do Equador, o que ocorrendo nos Estados Unidos, poderá ocorrer aqui, no Brasil? Se levarmos em consideração a postura do presidente Jair Bolsonaro (até por seguir claramente o perfil de Trump) está evidente, infelizmente, que sim. Assim como Trump, Bolsonaro segue a sua estratégia de “corroer” as instituições e colocar a todo momento em xeque a segurança de nosso sistema eleitoral. Está evidente que, em caso de derrota, em 2022, o presidente brasileiro não aceitará o resultado, que ele já acusa de fraude em sua eleição (mesmo vencendo a disputa).

Não há dúvidas que os bolsonaristas irão ocupar os Poderes, em Brasília, caso Bolsonaro perca. O risco evidente que possamos reviver o que vimos em solo americano, semana passada. A questão é: o que está sendo feito ou ainda será feito para evitar isso? No caso de lá, os invasores que foram identificados, estão sendo presos e responderão criminalmente por seus atos. Sob o ponto de vista político, Donald Trump acusado de ter apoiado os atos extremos, já no dia seguinte estava sob risco de ter seu mandato encerrado – via 25 emenda – que se solicitada pelo vice-presidente, destitui imediatamente o mandatário nacional do cargo.

Trump se vê por volta de seu segundo impeachment, isso a poucos dias de deixar a Presidência. Acompanha seus auxiliares mais próximos pedirem demissão, seu partido querendo sua saída. Qual efeito terá um impedimento (mesmo não passando por comissões e tramitando em caráter de urgência como está fazendo a democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara de Representantes) faltando oito dias para o fim do mandato?

Tal medida legislativa tem como base dar uma resposta aos que ousarem minar a democracia americana, além de reparar um erro que foi a eleição de Trump. Os Democratas querem (com certo apoio Republicano) cassar os direitos políticos do atual presidente, para o manter o mais longe possível da política.

Em resumo, Day After da invasão ao Capitólio diz muito sobre como agir para evitar danos maiores. Não se protege o Estado democrático de direito com notas de repúdio, como se habituou fazer aqui. Se combate atitudes extremas com a imposição da Lei. Caso contrário, sem preparem para um 2022 no Brasil, em especial Brasília, com cenas muito piores do que o mundo viu em Washington.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Parauapebas: Semurb segue orientação do TCM-PA e rescinde contrato com empresas de iluminação pública

Diferentemente do que se vem tentando vincular em algumas páginas e sites, de que existe um movimento de favorecimento para algumas empresas em detrimentos as

Descanse querida Bel Mesquita

Ana Isabel Mesquita de Oliveira, mais conhecida como Bel Mesquita, faleceu hoje, 19, em um hospital particular na capital paraense. A mesma vinha travando uma

Marcha dos Prefeitos em Brasília, contará com as presenças de Lula, Lira e Pacheco

A Marcha de Prefeitos começa oficialmente nesta terça-feira (21) em Brasília. Em ano eleitoral para os municípios, o evento contará com a presença do presidente

João Dória, um prefeito “fake”

O prefeito do terceiro maior orçamento público do país, a Prefeitura de São Paulo, João Dória começa a ver ruir a sua estratégia, seu plano

Rapidinhas do Branco. XIII

Governador-prefeito Sem constrangimento algum, o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) deixa claro que Belém é governada por Helder. Com uma gestão municipal muito aquém do que

TCE-PA aprova parecer favorável às Contas de 2023 do Governo do Pará

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, 29 de maio, no plenário do TCE-PA, por unanimidade, emitiu