Aurélio Goiano em estado puro

Mudança de comportamento requer tempo e uso de técnicas que podem ser alteradas, por exemplo, via marketing e até com bons aconselhamentos. Mesmo assim, não há garantias de mudanças, de sucesso. Mesmo que as mudanças de comportamento ocorram, dificilmente deixarão de serem artificias.

Há meses, o vereador Aurélio Goiano (PSD) vinha passando por um processo, digamos, de “humanização”, conforme análises feitas de forma antecipadas por este Blog em diversos artigos. Ficava claro desde o início que o citado ao ter retornado mais recentemente à Casa de Leis de Parauapebas, exibia uma postura diferente, mais sociável. A postura truculenta havia sido deixada para trás, dando lugar a um comportamento menos truculento, mais sereno, com claro objetivo de conquistar o eleitorado mais de centro.

Goiano sabe que só os índices que atualmente ostenta o fazem liderar levantamentos, porém são insuficientes para elegê-lo o próximo prefeito de Parauapebas. Por isso, tal mudança comportamental se fazia necessária. Se dizia até que o referido edil estava sendo acompanhando por uma equipe de marqueteiros de Brasília, que incluía um especialista em mídias digitais. Tal informação nunca se confirmou, o que se notava era, como dito, sua mudança de comportamento.

O chamado teste de fogo seria quando, de fato, iniciassem os trabalhos legislativos de forma ordinária, como ocorrido na sessão de hoje, 20. Na verdade, no expediente solene da última quinta-feira, 15, Aurélio teve um rompante que denunciava à artificialidade de sua mudança comportamental. No grande expediente de mais cedo, o projeto no qual foi submetido ruiu. O marketing e as orientações foram à pique, e desnudaram o real comportamento de Aurélio Goiano.

Em seu estado puro, voltou a promover ataques em todas as direções, com uso de palavras de baixo calão, além de acusações contra seus pares sem provas, que inclui ataques pessoais e à honra. Em linhas gerais, sua máscara caiu. O próprio teria rompido com o combinado por não conseguir mudar seu comportamento ou a exibição – de forma lamentável – de sua agressividade e falta de respeito, por ter percebido que estava afastando o seu eleitorado mais fiel, o voto bolsonarista mais radical?

De certo é que a postura mais amena o fez, por exemplo, reduzir sua margem de rejeição. Pelo menos, foi apontado na pesquisa divulgada ontem, 19, do Data Populi. Aurélio passou a ser o quinto mais rejeitando, quando antes figurava entre ser primeiro ou segundo que grande parte do eleitorado queria distância.

Resta esperar para mensurar através de números, o que deverá ocorrer em breve, pois diversas pesquisas estarão sendo registradas, para saber o efeito dessa sua postura que, pelo menos nas redes, pegou mal e foi repudiada.

Imagem: Pebinha de Açúcar. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

A Boiada continua passando

O conteúdo da polêmica reunião ministerial ocorrida no dia 22 de maio, ainda repercute. Dentre os diversos devaneios, a fala de Ricardo Salles, ministro do

Propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa neste domingo (16)

A propaganda eleitoral das Eleições Gerais de 2026 nas ruas e na internet começa neste domingo (16), segundo o calendário eleitoral (Resolução TSE nº 23.760/2026).

Medo do Censo

Recentemente o Blog do Branco tratou da questão da não realização do Censo 2021, que já havia sido adiado desde o ano passado por conta

Jair Bolsonaro é eleito o novo presidente do Brasil

Nos últimos dias havia certa expectativa na campanha presidencial, tirando-a do marasmo que se arrastava com a grande diferença entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL)

Parabéns, Yuri Sobieski

É com satisfação que o blog presta homenagem a uma das mais promissoras lideranças jovens de Parauapebas: Yuri Sobieski, que hoje completa 24 verões amazônicos.

Os ensaios e estratégias na disputa pelo Governo do Pará

Quem conhece o processo político-eleitoral sabe que a data de lançamento de uma pré-candidatura a cargo majoritário é cuidadosamente estudada para ser definida. Se analisa,