Caged: Brasil registra 42,2 milhões de empregados formais e bate recorde

O país registrou, no mês de julho, um estoque de 42,2 milhões de empregos formais. Os dados divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Ministério do Trabalho mostram que esse valor é o recorde da série histórica do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Segundo o Ministério do Trabalho, o estoque de empregos formais é o número total de vínculos com carteira assinada ativos contabilizados a partir da declaração do Novo Caged. Esses números não incluem servidores públicos e trabalhadores autônomos mesmo com CNPJ.

De julho de 2020 a julho de 2022, o saldo positivo de vagas alcançou o patamar de 5,5 milhões, resultado de 43,1 milhões de admissões e 37,5 milhões de desligamentos neste período.

Em entrevista coletiva sobre os dados divulgados nesta segunda-feira (29), o subsecretário de Estudos e Estatísticas do Trabalho da pasta, Felipe Pateo, afirmou que a perspectiva é que o país mantenha a tendência de crescimento dos postos de trabalho. Entretanto, perguntado sobre a perspectiva para o desemprego até o fim do ano, Paeto destacou que “é muito difícil prever a taxa de desemprego”.

Uma análise do economista Rodolfo Margato, da XP Investimento, reforça que a criação de emprego formal “continuará em trajetória ascendente nos próximos meses, ainda que em ritmo cada vez mais moderado.” Segundo as projeções do economista, o saldo de empregos formais deve totalizar 1,9 milhão em 2022.

Economia paraense

Segundo matéria do Blog do Zé Dudu, tendo como base os números do Caged, o estado do Pará foi o ente federativo que mais gerou empregos. Segundo o citado site: “A maior economia da Amazônia abriu quase 6 mil postos de trabalho com carteira assinada em julho e liderou a geração de empregos formais na Região Norte. No acumulado do ano, o Pará também só tem a comemorar: 31 mil novos trabalhadores com carteira assinada, um volume de gente maior que a população inteira de 62 das 144 cidades do estado”.

Apesar do saldo positivo na geração de empregos, o Pará continua perdendo para entes federados com população bem menor do que o registrado aqui, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como por exemplo: Santa Catarina, Goiás, mato Grosso, mato Grosso do Sul, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Com informações e imagem: CNN Brasil. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Sessão da Alepa em Santarém aprova reestruturação da Fasepa e mudanças nos Tribunais de Contas

Em continuidade ao projeto Alepa Itinerante – COP30, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) transformou o município de Santarém, no Baixo Amazonas, em sede temporária

Corpo Estranho

Ao fim da eleição de 2018, que elegeu Helder Barbalho governador do Pará, viria a etapa seguinte: a montagem do novo governo. E o eleito

O comando do partido de Esquerda. A esquizofrenia político-eleitoral. O eleitorado de Direita

O que era esperado ontem, 07, foi anunciado oficialmente: o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, assumiu a presidência estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no

Alepa aprova criação de Conselho de Migrantes no Pará

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presididos pelo deputado Chicão (MDB) aprovaram, na manhã desta terça-feira (27), o Projeto de Lei n° 369/2024,

Boletim Focus: projeções para a inflação de 2024 e 2025 mantêm alta; PIB também sobe

As projeções dos analistas para a inflação em 2024 e 2025 continuaram em alta nesta semana, enquanto a estimativa da evolução do PIB para este

De volta ao mundo real

Pelo que se propagou, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá desembarcar em solo brasileiro nas próximas horas. Depois de uma estadia de 89 dias em