Câmara de Parauapebas e seu improdutivo expediente

Hoje (28) foi realizada a sexta sessão ordinária da Casa de Leis da “capital do minério”. Na pauta, assim como nos encontros anteriores, estavam indicações, requerimentos e pela primeira vez, um projeto. Em rápida pesquisa no site da Câmara Municipal de Parauapebas, percebe-se que o volume e frequência de indicações apresentadas impressionam. Em termos comparativos, no ano de 2016, os edis apresentaram 95 indicações e 91 requerimentos. Em seis sessões do ano corrente, as indicações apresentadas já somam 59, atingindo quase a média de 10 a cada encontro semanal em caráter ordinário. No quesito requerimento, até o momento foram quatro aprovados em plenário.

Dentre o festival de indicações, estão os recorrentes pedidos de asfaltamento de ruas, construção de “quebra-molas”, pintura, etc. Na semana passada, o vereador “Parceirinho” reclamou da falta de devolutiva do Palácio do Morro dos Ventos em relação aos encaminhamentos e solicitações, que constam nas dezenas de indicações.

Tal procedimento reivindicatório é praxe e de competência de cada parlamentar. A questão é saber como esses pedidos são feitos. Se reivindicam dezenas de coisas à prefeitura, mas, sem dizer de onde vai sair o recurso, o dinheiro para custear seus pedidos. Sem indicação orçamentária ou qualquer deliberação de locação de recursos, ao ser enviado pelo parlamentar, torna-se quase sem feito ou tem o recebimento como mero procedimento protocolar, podendo ser guardado em uma gaveta do chefe de gabinete à espera de recursos. Neste sentido, o vereador recebe tal reivindicação, prepara o documento, apresenta na sessão e o mesmo é enviado aos cuidados e conhecimento do poder Executivo, para as devidas providências. Desta forma, como são apresentadas e enviadas, parece que os vereadores querem apenas repassar tal necessidade, fazendo minimamente a sua função.

Na Casa de Leis, até o momento não há debates mais aprofundados sobre diversas questões do município. Não ocorrem estudos e ações mais práticas por parte dos nobres vereadores sobre necessidades mais gerais dos munícipes. O “ponto fora da curva” foi a Comissão Especial de Inquérito (CEI 01/2017), denominada CPI da Vale, que visa investigar a falta de pagamento aos empresários locais por parte das empresas terceirizadas pela mineradora. A nova legislatura sucedeu anterior considerada desastrosa e marcada pela inércia, sendo considerada uma das piores entre as que passaram pelo legislativo da “capital do minério”.

Outra questão é saber se existe oposição na Casa de Leis? Vereadores de partidos de oposição ao grupo político que venceu as eleições parecem caminhar, apoiar o prefeito Darci Lermen. Alguns desses edis na campanha eleitoral, estavam em outro palanque. Agora, sem cerimonias ou constrangimentos, estão na base do governo (alguns nos bastidores com espaços na gestão que foram negociados – a exemplo do que ocorria na legislatura anterior).

Será que os vereadores estão cumprindo seus principais alicerces de atuação: fiscalizar o Executivo e propor leis? Ou se resumem aos indicativos e requerimentos, que deverão bater recordes no ano corrente. Parauapebas precisa de um Poder Legislativo que vá além de indicações, ainda mais uma Casa de Leis que custa anualmente quase quatro dezenas de milhões.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Coronavírus: Saúde x Economia. A questão da Renda Mínima

Há dias venho sendo perguntado sobre a questão da crise pandêmica que o mundo atravessa, que chegou ao Brasil e suas consequências econômicas. A medida

Governo do Estado se Explica Sobre os Respiradores (Nota Oficial)

Olá, Nós do Blog recebemos e decidimos publicar a íntegra do comunicado do Governo do Estado sobre a polêmica envolvendo a compra dos respiradores, por

Estado do Pará tem terceiro ano de superávit primário positivo

Em 2021, o Estado do Pará alcançou o quinto lugar entre os estados brasileiros, na relação entre receitas e despesas, de acordo com o Relatório

Alepa elegeu novo presidente

Conforme adiantado em outros artigos neste Blog, o deputado Francisco Melo, conhecido como “Chicão”, foi eleito hoje (15) em votação secreta, o novo presidente de

Por conta da Cepa Indiana, Governo do Pará pede a suspensão da circulação de passageiros em trem da Vale

O governo do Maranhão confirmou na última quinta-feira, 20, o primeiro caso de covid-19 provocado pela variante do coronavírus B.1617, originada na Índia. Ela foi

Eleições 2024: em comício Josemira e Dinilson recebem apoio da Vila Planalto

Mais de seis mil pessoas acompanharam o comício de Josemira Gadelha (MDB) realizado no último sábado (21), na Vila Planalto. O evento marca uma série