Escolhido para perder

Enfim, depois de um vexame histórico, o PSDB escolheu o seu candidato que disputará a eleição à Presidência da República, em 2022. O governador de São Paulo, João Dória venceu o seu principal concorrente, o também governador Eduardo Leite (RS). O placar não foi tão elástico como se pensava. O mandatário paulista obteve 53,99%; enquanto o gaúcho atingiu 44,66%. Correndo por fora, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio registrou apenas 1,35%.

Portanto, Dória será o candidato tucano ao Palácio do Planalto. Em seu discurso, atacou o ex-presidente Lula, adversário que disse esperar para os debates. A presença de João no PSDB é recente, não é considerado um cacique tucano. Se filiou em 2016, quando concorreu à Prefeitura de São Paulo, com apoio do então governador Geraldo Alckmin, considerado o seu padrinho político. Ambos romperam em 2018, quando Dória resolveu concorrer ao governo de São Paulo, o que não estava acertado com ex-governador. O debutante venceu aquela eleição.

As prévias tucanas mostraram um partido dividido. Um grupo constituído por sua maioria por caciques tentou evitar a vitória de Dória. O deputado federal Aécio Neves foi um deles. O governador paulista é visto internamente como um operador político sem pudor que, em nome do poder, passa por cima de tudo e todos. Que o diga, Alckmin.

A mais recente pesquisa ao Palácio do Planalto, a do Instituto Ipespe, coloca João Dória com 2% das intenções de voto. Portanto, em condições muito difíceis de prosperar. Já se comenta que poderá haver a possibilidade do PSDB conversar com Sérgio Moro para que, quem sabe, uma coligação entre as duas legendas.

Um fato curioso ronda João Dória. O tucano já disputou três eleições pelo partido e até hoje não perdeu nenhuma. Todavia, agora a questão é outra. A disputa é muito mais difícil. O PSDB está rachado, o que torna ainda complicada a situação eleitoral do atual governador de São Paulo. Um escolhido para perder?!

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Indústria paraense mantém trajetória sob influência do mercado internacional

A indústria do Pará atravessou o segundo trimestre de 2025 sob influência direta do cenário internacional das commodities, que segue determinante para o desempenho do

Inflação em alta e previsibilidade em queda: uma combinação perigosa

A previsibilidade é um dos pilares mais importantes para o bom funcionamento de qualquer economia. Quando os agentes econômicos — sejam empresas, investidores ou consumidores

Trump afirma que os dias de Maduro no poder estão contados

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que acredita que o tempo de Nicolás Maduro na presidência da Venzuela está chegando ao fim, mas se

O Homem de dois partidos

Como é sabido, inclusive tratado por este Blog no início desta semana, o empresário do ramo de máquinas pesadas, João Vicente Ferreira do Vale, conhecido

Moro fora. Melhor para Bolsonaro

Está mais do que claro que a pré-candidatura do Palácio do Planalto, do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil), como se diz no jargão popular: “subiu

Em agenda de trabalho pelo sudeste paraense, Helder inicia a construção e pavimentação da TransCarajás

Um dos sonhos mais antigos do sudeste paraense, a conclusão do projeto de pavimentação da Rodovia TransCarajás, começou a se tornar realidade, neste sábado (7),