Canaã dos Carajás recebe premiação nacional de Inclusão Socioeconômica

O município de Canaã dos Carajás foi destaque nacional ao conquistar o Prêmio de Inclusão Socioeconômica. A premiação reconhece projetos que contribuíram para que o Brasil atingisse o menor patamar de desigualdade dos últimos anos. Canaã ficou na 5ª colocação, em nível nacional, como reconhecimento pelas práticas exemplares e pelo compromisso com a promoção da inclusão produtiva das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, no período 2023/2024.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Agna Maria, destacou a importância do reconhecimento. “Trazer para o município esse prêmio tão importante, o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, é de grande significado para todos nós — não apenas como servidores, mas principalmente para os nossos usuários. Sempre dizemos que nossos serviços precisam chegar até a ponta, que as políticas públicas precisam alcançar quem mais precisa. Esse resultado vem como um reconhecimento de que estamos no caminho certo.”, afirmou.

Entre as ações que contribuíram para que Canaã recebesse a premiação, estão:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social. Atende famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo apoio psicossocial, orientações e acesso a benefícios e serviços socioassistenciais.

SINE – Sistema Nacional de Emprego

O SINE atua na intermediação de mão de obra, conectando empresas e trabalhadores. Por meio do serviço, é possível acessar vagas de emprego, emitir o seguro-desemprego e realizar cadastros profissionais.

CRESOL – Centro de Economia Solidária

A CRESOL fomenta iniciativas econômicas baseadas na cooperação e autogestão, promovendo a inclusão produtiva e o fortalecimento das comunidades. É um espaço dedicado ao apoio a empreendimentos solidários e ações sustentáveis.

CED – Centro de Empoderamento Digital

O CED oferece cursos gratuitos e ações formativas na área de tecnologia, com foco em inclusão digital e capacitação profissional. Atua na transformação social por meio do acesso ao conhecimento digital.

CTERC – Coordenadoria de Trabalho, Emprego, Renda e Cidadania

A CTERC articula políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho, promovendo ações integradas para geração de renda e inclusão cidadã. É o setor que conecta oportunidades, qualificação e direitos sociais.

CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais

O CadÚnico é a principal porta de entrada para programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. Ele identifica famílias em situação de vulnerabilidade e garante o acesso a diversos direitos e benefícios.

Agna também destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Empoderamento Digital (CED). “Oferecemos qualificação profissional em informática básica e avançada, que são competências valorizadas pelo mercado de trabalho. Temos vários programas de incentivo dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social para inserir essas pessoas no mercado. Fazemos um trabalho intenso, de domingo a domingo, e esse resultado é reflexo do nosso esforço coletivo. É um êxito importante para o nosso município.”, declarou.

De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a renda do trabalho dos brasileiros mais pobres cresceu 10,7% em 2024. O ritmo desse crescimento foi 50% maior que o registrado entre os 10% mais ricos (6,7%). O resultado representa a maior redução da desigualdade social registrada no país nos últimos anos. A renda do trabalho subiu, em média, 7,1% no ano.

A cerimônia de premiação será realizada nesta terça-feira (29), a partir das 17h, em Brasília, e contará com a presença do ministro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) Wellington Dias.

A premiação será dividida em três categorias principais. Além das categorias competitivas, haverá menções honrosas a organizações da sociedade civil que participam do Programa Acredita e desenvolvem ações relevantes na área de inclusão produtiva.

O evento reunirá autoridades governamentais, representantes do setor privado, empreendedores e lideranças sociais para celebrar os avanços na redução das desigualdades no país.

Por Safira Pinho (Secom – PMCC)

Imagem: Canna Tem de Tudo 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Exportações do Brasil: soja foi o produto mais vendido em 2022 até maio

A soja é o produto mais exportado pelo Brasil, maior produtor mundial do grão desde 2021. De janeiro a maio deste ano, as vendas totalizaram

Direito de Resposta a postagem: “Tribunal de Contas mantém suspensa compra de ônibus elétricos pela Prefeitura de Belém para COP 30”

Sobre a publicação/veiculação da matéria no portal “Blog do Branco”, sobre a medida cautelar do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), considerando que

No governo Darci Lermen a comunicação não é a “alma do negócio”

“… Não que sejam universos perfeitamente separados, o do jornalismo e o da publicidade. Há uma sinuosa membrana de contato entre ambos, eles se interpenetram

Sob pressão popular, CMP deixa votação polêmica para a próxima sessão extraordinária

O grande público, em especial, os que estão sob regime de Processo Seletivo Simples (PSS), além dos que esperam pelo cumprimento da promessa de chamamento

PSM de Ananindeua: hospital de fachada ou vitrine eleitoral?

O Pronto Socorro Municipal de Ananindeua (PSM) foi lançado com alarde pela gestão do Dr. Daniel (PSB) em abril de 2024. Um ano após a

Criatura x criador no ninho tucano e a próxima disputa presidencial

Não é surpresa e nem novidade que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, João Dória, ambos do PSDB,