A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou nesta quarta-feira (29/10), às 18h, sua 34ª sessão ordinária do ano, que excepcionalmente aconteceu na quarta em função do feriado do Dia do Servidor Público. A pauta principal foi a primeira votação do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026-2029, instrumento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para os próximos quatro anos.
Durante a sessão, os parlamentares analisaram e aprovaram 11 emendas ao Projeto de Lei nº 074/2025, de autoria do Poder Executivo. Foram oito emendas modificativas, duas aditivas e uma supressiva, o trabalho dos vereadores no planejamento estratégico do município foi minucioso. As emendas representam ajustes técnicos e inclusão de demandas identificadas pelos legisladores como prioritárias para a população canaãense.
Após a aprovação das emendas, o Projeto de Lei nº 074/2025 foi submetido à votação em primeira discussão e aprovado pelo plenário. O PPA é considerado a peça mais importante do planejamento governamental, pois norteia a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo continuidade e coerência nas políticas públicas municipais.
O documento agora aguarda a segunda votação e depois segue para sanção da Prefeita Josemira Gadellha e, uma vez promulgado, passará a vigorar a partir de janeiro de 2026, orientando os investimentos e as ações governamentais até dezembro de 2029.
A Câmara Municipal cumpre seu papel constitucional de fiscalização e colaboração no planejamento da gestão pública, estabelecendo as bases para o desenvolvimento econômico e social do município nos próximos anos. A população de Canaã dos Carajás poderá acompanhar a execução das metas estabelecidas no PPA através dos canais oficiais da prefeitura e da Câmara Municipal.
Com informações e imagem – Ascom CMCC



