No último sábado, 04, o governador Helder Barbalho (MDB) esteve no município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense para entregar a sexta Usina da Paz, que integra o grande projeto de sua gestão, intitulado de Territórios da Paz, um amplo conjunto de ações integradas que visam diminuir os índices de violência e risco social, através do oferecimento de serviços de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer.
Helder entregou a unidade na Terra Prometida, depois de ter entregue a quinta há duas semanas em Parauapebas. A Usina da Paz de Canaã dos Carajás foi construída em um terreno de 15.000 m2 de área total. A unidade tem área construída de 4.950m². As obras geraram 130 postos de trabalho, realizadas pela mineradora Vale e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).
Assim como nas outras UsiPaz, serão ofertados mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.
O prédio da Assistência tem um total de 25 salas, já o prédio da Usina conta com 37 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar. A unidade conta com um campo de futebol, uma quadra de areia, um espaço para dojô e atividades culturais; piscina; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E, ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
A UsiPaz Canaã dos Carajás fica localizada na Avenida D, S/N, próximo à avenida Weyne Cavalcante, no bairro Ouro Preto (bairro de lotes, pouco habitado, mas cercado por uma comunidade pobre) e vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.
Com informações da Agência Pará (adaptado pelo Blog do Branco).
Imagem: Marco Santos – Agência Pará.