Canaã: lançamento do Programa Saúde na Escola

COMPARTILHE:

Ontem, 03, através de uma coletiva para a imprensa local, a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB), anunciou um importante programa que promete revolucionar os dois principais pilares de sua gestão: saúde e educação. Unificando as duas referidas áreas, o programa Saúde na Escola foi anunciado. Uma iniciativa do Governo Federal, mas que em Canaã terá total apoio da prefeitura.

Gadelha deixou claro o comprometimento de sua gestão para com o programa, com objetivo de garantir que todos os alunos da rede municipal, que atualmente somam 16 mil matriculados, possam ter acesso às condições de saúde, garantindo assim, o aprendizado de forma plena.

A mandatária anunciou que estão previstos aos discentes, atividades que possibilitem a promoção da saúde, através de ações e programas nutricionais, que englobam o acompanhamento vacinal, com objetivo de garantir que todo o ciclo de aplicação de vacinas possa ser realizado; exames para que se possa identificar, por exemplo, problemas auditivo, ocular, bucal; prevenção ao uso de drogas como bebida alcoólica. Na outra ponta, o citado programa terá como objetivo fomentar no alunato o desenvolvimento de atividades físicas.

Na prática, o programa funcionará com a atuação das unidades escolares vinculadas às unidades de saúde do PSF (Programa de Saúde da Família), atendendo, portanto, estudantes cadastrados no Saúde na Escola para a realização de exames e consultas. Após o diagnóstico, os alunos também receberão tratamentos e recursos adequados, como órteses e próteses. O objetivo da gestão municipal canaãense é atender cerca de 16 mil crianças e jovens, somando os alunos da rede municipal e estadual de ensino.

O Blog do Branco teve acesso ao documento oficial do Programa Saúde na Escola: 

O PSE é composto por 13 ações. Lembrando que as ações são desenvolvidas de acordo com o nível de ensino de cada aluno. Acompanhe as ações do programa:

1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
2. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;
3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
7. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8. Verificação da Situação Vacinal;
9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
13. Prevenção a COVID-19.

Informações: Ascom da PMCC (Adaptado pelo Blog do Branco). 

O blog no X