Tivemos acesso à lista de proposições dos vereadores que foram apresentadas na sexta sessão ordinária da Câmara, que foi realizada hoje, 25, e destacamos alguns pontos que consideramos importantes: o vereador Alex Ohana apresentou o Projeto de Lei nº 30/2025, que prevê a obrigatoriedade do uso de mangueiras transparentes nos postos de combustíveis, buscando garantir mais transparência e segurança durante o abastecimento dos veículos. Parece bobagem, mas só quem já foi enganado em posto sabe o quanto isso é válido (e seguro).
Além disso, Ohana indicou ao Poder Executivo a implantação de um programa emergencial para mutirão de cirurgias eletivas, visando reduzir as filas de espera por procedimentos cirúrgicos no município. Tal expediente já foi realizado em governos anteriores e foi um sucesso. As cirurgias eletivas sempre foram um problema me nosso município e mutirões sempre serão bem-vindos. Além disso, na pauta da inclusão, pediu pela emissão da carteira da pessoa com deficiência na Usina da Paz.
Já o vereador Sadisvan indicou ao Executivo a construção de uma creche municipal no bairro Maranhão; creches sempre foram um dos assuntos mais importantes e mais ignorados em todas as gestões. São as creches que possibilitam com que mães de família, muitas vezes mães-solo e arrimos de família, possam sair para trabalhar, pois não ganham o suficiente para pagarem uma babá. Através dos requerimentos nº 48 e nº 49 de 2025, solicitou esclarecimentos sobre as obras da creche prevista para o bairro Maranhão e informações sobre obras de
pavimentação asfáltica e saneamento básico no bairro Vila Nova.
Já a vereadora Graciele Brito sugeriu ao Poder Executivo a criação de um espaço dedicado à assistência, acolhimento e entretenimento para idosos, denominado “Centro de Atenção ao Idoso”. Também solicita medidas necessárias para
regularização fundiária urbana nos bairros Primavera, Cidade Nova, União, Rio Verde e Bairro da Paz.
Por fim, outra indicação importante foi feita pelo vereador Fred Sanção, em que solicitou a criação de um sistema digital de “Botão do Pânico”, através de aplicativo móvel, para garantir a proteção de mulheres com medidas protetivas de urgência. E por meio do requerimento nº 55 de 2025, solicita informações sobre o cronograma de manutenção das estradas vicinais que atendem à Vila Sanção, Vila Paulo Fonteles e à Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado.
O nível geral das indicações dos nobres vereadores continua de mediano para baixo, mas alguns vereadores vêm se destacando por manter o nível de suas indicações, mostrando que buscaram se preparar para o mandato. Para esta sessão, são os nossos destaques.
Imagem: fotomontagem