Darci mostra a Helder o que o governador queria e esperava: obras entregues

COMPARTILHE:

O governador Helder Barbalho desembarcou em Parauapebas ontem, 03, vindo de Marabá, atual sede administrativa do Estado. Em sua comitiva estavam deputados estaduais e secretários de Estado. A estada foi de poucas horas. Helder participou da Ação de Cidadania promovida pelo ParáPaz, na Escola Municipal Nelson Mandela, no bairro Tropical, e visitou obras do Estado que estão em andamento no município, como a nova sede do ParáPaz e a Escola Estadual Irmã Dulce. 

O governador também anunciou obras que pretende retomar ou dar início na região, como a da Escola Tecnológica de Parauapebas, abandonada desde 2007; a interiorização do ensino superior, por meio da Universidade do Estado, e a autorização para o início da rodovia Transcarajás, que deverá ser a nova rota de escoamento da produção agrícola para outras regiões. 

A presença de Helder Barbalho em Parauapebas tem um efeito político, sobretudo, em sua relação com o prefeito Darci Lermen. O mandatário municipal mostrou ao seu correligionário as duas principais obras entregues até o momento por sua gestão: escola Nelson Mandela e a reativação do Projeto PIPA.

O Blog já abordou diversas vezes a questão da relação entre ambos, que atualmente não está em seu melhor momento. Longe de qualquer ruptura, mas o governador (e disse pessoalmente a este blogueiro) não estava satisfeito com a gestão de Darci Lermen. Helder esperava mais do governo municipal, levando em consideração o seu orçamento.

O governador pode comprovar pessoalmente que o governo Lermen entrou em um novo ritmo. A máquina foi destravada, e de agora em diante espera-se que o município possa – de fato – viver melhor tempo. Sem dúvida, Helder saiu mais feliz do que chegou a Parauapebas. O melhoramento da gestão do prefeito Darci Lermen acaba por ser um problema político a menos ao governador. Parauapebas é estratégico politicamente, e 2020 está na porta.

O blog no X