Day After do terrorismo em Brasília

COMPARTILHE:

O dia de hoje na capital da República foi, basicamente, o de levantar os prejuízos causados pelos atos golpistas promovidos por terroristas bolsonaristas. Pela manhã, entrou em ação a perícia que foi realizada nos três prédios públicos que representam as sedes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Muitos estilhaços de vidros pelo chão, objetivos quebrados, móveis danificados, obras de arte perdidas, documentos perdidos, e por ai vai.

No plano das medidas de restabelecimento da ordem pública, de forma cronológica, no fim da tarde de ontem, o presidente Lula (PT), em coletiva na cidade paulista de Araraquara, por decreto decidiu intervir na segurança pública do Governo do Distrito Federal, definindo um interventor, tirando, portanto, das mãos do governador Ibaneis Rocha, do MDB, o controle. Em acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), estabeleceu o nome de Ricardo Cappelli, o número dois da citada pasta.

Na sequência, nas primeiras horas do dia, mais uma decisão importante e necessária: o ministro do Supremo Tribunal Federal – STF (o prédio mais vandalizado), afastou por 90 dias Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal, por entender que o mesmo, não tomou minimamente ações que pudessem evitar o quebra-quebra na Praça dos Três Poderes, sob responsabilidade de sua gestão. A sua vice, Celina Leão, do PP, também bolsonarista o comando do GDF.

Por ordem do mesmo ministro, que deu um prazo de 24 horas para todo e qualquer acampamento bolsonarista em frente a quartéis fosse desmobilizado e as pessoas presas em todo o Brasil. Em Brasília, até a produção deste artigo, 1200 pessoas que estavam acampadas em frente ao Comando do Exército, haviam sido detidas para a identificação e providências cabíveis.

As prisões em flagrante devem ser encerradas, mas muitas outras ocorrerão em breve, logo que as investigações avançarem e chegarem, por exemplo, aos financiadores desses atos golpistas. Não será difícil, o processo, inclusive, já começou com a identificação dos veículos que chegaram a Brasília. Quem os contratou?

Não há dúvida que ontem, 08, tentou-se um golpe de Estado, que fracassou. Mais um. Nas próximas horas, 90% dos governadores convidados pelo presidente Lula, deverão chegar à capital federal para uma reunião.

O ato golpista poderá criar, como consequência, isolamento dos bolsonaristas. A repercussão negativa do quebra-quebra de ontem, 08, em Brasília foi estrondoso nas redes socias. Esperar pelas próximas cenas do próximo capítulo.

Imagem: Portal G1. 

O blog no X