De Mnemônico à Ignomínico, ou como diria Júlio Verne: “Da Terra à Lua”

Hoje vamos falar de um personagem bastante interessante da política regional; de mídia volante (carro de som) à prefeito (não, não estamos falando de nosso prefeito, Aurélio Goiano), e sim de Jair Martins que  já viveu em Parauapebas. À época, trabalhava com carros de som e respondia pela curiosa alcunha de “Piscuila”. Bom, admito que não conhecia tal palavra, então fui pesquisar: significa “pessoa pequena e magra”. Tal qual sua influência política nesta época, aliás.

Mas o tempo passou e Jair cresceu. Por óbvio que tal antonomásia não mais lhe cabe. Além de ter crescido fisicamente, politicamente é um gigante. Ex-prefeito de Conceição do Araguaia, ex-presidente da AMAT e principal apoiador do nosso atual prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano. Vários espaços da nossa administração municipal foram decididos por ele, bem como alguns contratos estratégicos.

Jair tem sobre si, várias denúncias de irregularidades em sua passagem por Conceição de Araguaia. Aparentemente, nada que fizesse Aurélio desistir de sua companhia, apesar de ter dito repetidas vezes em sua campanha, que “não andaria com gente enrolada com Justiça”. Chegou inclusive a exonerar uma servidora por ter sido acusada de um crime. Até hoje não foi julgada ou condenada, mas a exoneração veio mesmo assim. Já os parceiros de nosso alcaide, têm mais que simples acusações, mas a balança, nesses casos, pesou para o lado contrário.

Parentes seus, parceiros comerciais, e toda sorte de indicação possível, Jair Martins o fez. Parauapebas virou seu playground particular. E Aurélio, deslumbrado, só pensa em passear de avião pra cima e pra baixo, enquanto sua popularidade despenca, não apresenta nenhum plano concreto de retomada de crescimento do município e suscita conflitos por todos os lados. O caos se instaurou. E não tem data pra ir embora. Semana que vem, continuaremos a tratar desta figura emblemática e pouco republicana, sobre seus tentáculos em nosso município e sobre como ele virou o “consiglieri” do nosso prefeito. Até lá!

Imagem: reprodução

Vicente Reis

“cogito, ergo sum.”

#veja mais

Tarifaço de Trump: taxas de 50% contra o Brasil entram em vigor nesta quarta-feira (06)

Entram em vigor nesta quarta-feira (6) as tarifas de importação de 50% impostas pelos EUAsobre produtos brasileiros. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou

Quem terá holofotes?

A confirmação da saída de Flávio Dino do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal, abre uma questão

A configuração do novo governo

No fim da transição, o governo eleito definiu quais serão os 37 ministérios que irão compor a Esplanada. A lista com os nomes das pastas

Alepa retoma Sessões Ordinárias com aprovação da obra de Bruno de Menezes

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), sob o comando do deputado Chicão (MDB), retomou as atividades no Plenário Newton Miranda na manhã desta terça-feira (6),

Eleições 2024: Josemira: “nossa campanha foi marcada pelo respeito, sem ofensas, mostrando sempre nosso trabalho”

A avenida Leandro Polastrini virou um mar de gente vestida de verde, unida pela reeleição de Josemira Gadelha para a prefeitura de Canaã dos Carajás.

Câmara dos Deputados aprova novas regras para as emendas parlamentares. Texto segue para o Senado

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o projeto que institui novas regras para emendas parlamentares. O texto, de autoria do deputado