Deputados aprovam projetos de modernização da Semas e da Polícia Civil

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram por unanimidade, na manhã desta terça-feira (27), o Projeto de Lei (PL) nº 310/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera o anexo III da Lei Estadual nº 6.687, de 13 de setembro de 2004, que cria cargos na área administrativa da Polícia Civil do Pará. A proposta aponta a modernização da Polícia Civil do Pará, que enfrenta dificuldades para atualizar seu quadro de servidores em virtude de uma lei obsoleta dos anos 1990. Com a mudança, haverá a atualização de cargos efetivos dentro da estrutura organizacional da instituição. Essa alteração legal permitirá a realização de concurso público para a Polícia Civil.

Foi aprovado também o PL nº 317/2025, do Poder Executivo, que dispõe sobre Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas). A proposição altera a Lei Estadual nº 8.096/2015, que dispõe sobre a estrutura da Administração Pública do Poder Executivo Estadual, além de revogar a Lei Estadual nº 5.457/1988, que dispõe sobre a criação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTAM). Com a mudança, a Semas poderá modernizar, entre outras ações, seu quadro de servidores, que passará a contar com 557 efetivos. Atualmente, a secretaria tem 50% do seu quadro formado por servidores contratados. O projeto permitirá que a Semas convoque os aprovados do cadastro de reserva do último concurso público para torná-los efetivos.

A mensagem enviada para a Alepa pelo governador do Pará, Helder Barbalho, diz que “a mudança no PL reflete a continuidade da modernização da administração pública estadual, de modo a adequar as organizações aos desafios de realização das políticas públicas”. O Governo do Pará finaliza a mensagem afirmando que “a proposta possui relevância pela necessidade de reorganizar a Semas para fortalecer a proteção integral do meio ambiente. É um reforço do compromisso da administração pública estadual no ano em que o Pará recebe a COP30”.

Entre as funções básicas da Semas estão formular, coordenar e executar as Políticas Estaduais de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos, sobre Mudanças Climáticas e demais políticas estaduais, visando à gestão ambiental integrada, supervisionando sua execução nas instituições que compõem sua área de competência, entre outras atribuições.

Da tribuna, a deputada Maria do Carmo (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável da Alepa, destacou que “com a proximidade do encerramento do período de vigência do concurso, em 30 de maio de 2025, torna-se urgente a aprovação deste projeto”.

A proposta foi aprovada com emendas modificativas, de autoria do deputado Iran Lima (MDB). A mudança ocorreu no parágrafo 1º do art. 4°, parágrafo 4º do art. 13, art. 16 caput, art.31 caput art.37. “Os servidores da Semas podem contar com esta Casa de Leis, que colabora nas causas que ajudam no desenvolvimento do estado”, garante o deputado Iran Lima. O deputado Rogério Barra (PL) votou contra a aprovação do PL.

Por Andrea Santos- AID – Comunicação Social

Imagem: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Setor pesqueiro do Pará pode ser duramente afetado por tarifas dos EUA

Após a inclusão de diversos produtos brasileiros na nova política tarifária dos Estados Unidos, o setor pesqueiro do Pará acendeu um sinal de alerta. Além

Rapidinhas do Branco. XXII

Apagou velinhas e prestou contas Ontem, 26, o vereador Rafael Ribeiro (MDB), eleito o próximo presidente do Poder Legislativo parauapebense, comemorou os seus 29 anos

Rapidinhas do Branco. XXIV

Choro deu resultado Depois de quase ter perdido a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e ter que se contentar com a Secretaria de Mineração, Energia,

Povo da Venezuela está pronto para defender pátria, diz ministro da Defesa

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, disse, nesta terça-feira (11), que o país está pronto para defender a pátria. “Nós amamos a

Presidente do PT afirma que partido precisa pensar em era pós-Lula

O presidente empossado do PT Edinho Silva declarou neste domingo (3) que é preciso pensar na “era pós-Lula”, se referindo ao presidente Luiz Inácio Lula

Câmara de Parauapebas: um terreno movediço

Parece que a área que foi delimitada para a construção da nova e atual sede do poder legislativo parauapebense, um dos prédios públicos mais bonitos