O desempenho dos parlamentares é reprovado por 38% dos brasileiros. Este é o percentual de pessoas que consideram o trabalho do Congresso Federal ruim ou péssimo, conforme pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (12).
Em contrapartida, apenas 14% dos entrevistados classificam o trabalho deles como bom ou ótimo. Para a maioria, 43% o desempenho é regular. A pesquisa ouviu 2.074 pessoas em 146 municípios, de maneira presencial. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em um comparativo com dados aferidos em agosto do ano passado há uma baixa margem de diferença. O percentual dos que consideraram o trabalho do Congresso bom ou ótimo era de 17% naquela ocasião, enquanto os que classificaram como ruim ou péssimo somavam 37% dos entrevistados.
Pesquisa do Datafolha divulgada na semana passada havia indicado um recorde na rejeição ao governo Jair Bolsonaro. O percentual de entrevistados que consideraram a gestão bolsonarista ruim ou péssimo chegou a 51%.
Avaliação do Supremo
A reprovação aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a crescer. Ainda de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda. Para 33% dos brasileiros a suprema corte tem desempenho ruim ou péssimo, enquanto 24% avaliam como boa ou ótima e 36% como regular.
Em avaliação semelhante realizada em agosto de 2020, o percentual daqueles que consideravam o trabalho dos magistrados ruim ou péssimo era de 29% e dos que avaliaram como bom ou ótimo o trabalho foi de 29%.
Com informações de Congresso em Foco.
Imagem: reprodução Internet.