“Do rigor à orientação: A nova era dos Tribunais de Contas na defesa do erário e da cidadania”, por Lúcio Vale

Os Tribunais de Contas brasileiros (TCs) atravessam uma transformação histórica. Longe de serem apenas órgãos de sanção e “caça às bruxas”, as Cortes de Contas consolidam-se hoje como pilares de sustentação da democracia, atuando na vanguarda da governança pública. Sob a liderança de entidades como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o sistema de controle externo evoluiu para uma abordagem que equilibra a fiscalização rigorosa com a orientação técnica e o fomento ao controle social.

A MISSÃO ALÉM DA PUNIÇÃO: O PAPEL PEDAGÓGICO

Um dos maiores avanços recentes é o fortalecimento do caráter pedagógico e o acompanhamento da efetividade das políticas públicas. Instituições dos sistema Tribunais de Contas têm defendido que prevenir o erro é mais eficiente e menos custoso do que punir o gestor após o dano ao patrimônio público e à toda sociedade.

Através de Escolas de Contas e seminários técnicos, os TCs qualificam milhares de servidores municipais e estaduais anualmente. Essa mudança de paradigma foi acelerada por marcos como a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), que exige que conselheiros e equipes técnicas considerem as dificuldades reais do gestor. Em resposta, o sistema de TCs fomenta o consensualismo, que prioriza a solução de impasses administrativos via diálogo técnico e mediação, evitando judicializações intermináveis e garantindo que as políticas públicas não parem.

FISCALIZAÇÃO 4.0: TECNOLOGIA E PRECISÃO

A fiscalização também se modernizou. O uso de Inteligência Artificial e o cruzamento de dados em tempo real permitem que os tribunais de contas estaduais e municipais identifiquem irregularidades antes mesmo que o pagamento seja efetuado, melhorias de banco de dados, otimização para produtividade e outros.

Programas como o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela Atricon, avaliam anualmente milhares de portais da transparência, elevando o nível de cobrança sobre a clareza dos gastos com educação, saúde e infraestrutura.

O CIDADÃO COMO ALIADO: CONTROLE SOCIAL E OUVIDORIAS

A aproximação com a sociedade é, talvez, a face mais visível dessa nova era. Os Tribunais de Contas saíram das paredes de suas sedes e entenderam que o cidadão é o “olho” mais atento da administração. Através de ouvidorias modernas e aplicativos para denunciar irregularidades nas administrações públicas, as Cortes de Contas caminham juntos com a população para exercer o controle social.

O objetivo é claro: transformar o cidadão comum em um fiscal da sua própria rua, da merenda de seus filhos e da qualidade do transporte público, por exemplo. Essa parceria fortalece as instituições de controle externo, fornecendo subsídios reais para auditorias e fiscalizações.

A TRAJETÓRIA DE EXCELÊNCIA DO TCMPA

No coração da Amazônia, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) exemplifica esse amadurecimento institucional. Com uma jurisdição desafiadora, o Tribunal estabeleceu diretrizes que refletem os anseios da administração pública moderna:

Missão com Foco Social: O TCMPA não apenas fiscaliza contas, mas orienta a gestão para que os recursos cheguem “em benefício da sociedade”.

Visão de Futuro: Busca ser reconhecido como indispensável ao aperfeiçoamento da gestão, provando que um Tribunal de Contas forte é sinônimo de um município bem administrado.

Valores Inegociáveis: Ética, Transparência (facilitando o controle social) e Tempestividade (agir em tempo hábil para evitar o prejuízo).

A atuação do TCMPA, aliada às diretrizes nacionais e internacionais, demonstra que o controle externo no Brasil não é mais um entrave, mas um acelerador de eficiência e probidade. 

Por Lúcio Vale, presidente do TCMPA

Imagem: Ascom TCM-PA

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Petrobras anuncia redução de quase 10% do preço do diesel

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (28) que, a partir do próximo sábado (29) fará o reajuste nos preços do diesel para as distribuidoras. O preço

Rapidinhas do Branco – CIX

Extraordinária O prefeito Aurélio Goiano (Avante) resolveu interromper o recesso dos vereadores ao solicitar em regime de urgência, a realização de sessão extraordinária para aprovação

Prefeitura de Parauapebas abre processo seletivo para 612 vagas

Inscrições começam na próxima terça-feira, 11, e seguem até dia 24 deste mês. PSS será executado pela Fadesp, conforme edital publicado no Diário Oficial do

Votação da bancada paraense no PL da Dosimetria

De partida, antes de qualquer apresentação em relação à lista dos parlamentares que representam o Pará no parlamento federal, se faz necessário deixa claro (o

Com mais uma redução da Selic, Brasil volta a ser o segundo no mundo em juros reais

O Banco Central decidiu nesta quarta-feira fazer um novo corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, a 11,75% ao ano, e afirmou que sua

Parauapebas: Rombo financeiro deixado pelo ex-prefeito Darci Lermen é tornado público

O prefeito Aurélio Goiano (Avante) expôs ontem, 21, em sua página no Instagram, a notificação extrajudicial pelo Bradesco e Banco do Brasil referente a dívidas