Donald Trump retornará à Casa Branca com moral

O republicano Donald Trump venceu a democrata Kamala Harris e retornará à Casa Branca. A apuração ainda está em curso, todavia, até a publicação deste artigo, Trump somava 276 votos no colégio eleitoral, seis votos acima do mínimo necessário para se eleger presidente. Harris somava 223 votos, bem distante do que se esperava.

Kamala Harris iniciou a campanha bem nas pesquisas, com alguns levantamentos a colocando à frente de Trump, movimento ocasionado pelo impacto do lançamento de seu nome  à Presidência. Todavia, no decorrer do processo eleitoral a mesma foi perdendo força.

Donald Trump tornou-se o segundo presidente da história dos Estados Unidos a vencer dois mandatos não consecutivos. Até então, o único a alcançar o feito havia sido o democrata Grover Cleveland, no final do século 19. Cleveland ocupou a Casa Branca entre 1885 e 1899 e, posteriormente, entre 1893 e 1897, ou seja, um feito histórico do republicano. De quebra, o partido Republicano alcançou maioria na Câmara e no Senado, ou seja, Trump governará de forma mais tranquila do que em sua primeira passagem, pelo menos, nos seus dois primeiros anos.

Todavia, apesar de ter vencido e o seu partido ter conseguido maioria no parlamento, Trump não terá “vida fácil”no governo. Terá um herança difícil: uma divida pública que chega a 34 milhões de dólares, de longe a maior do planeta. A dívida se cresceu nos últimos anos e se intensificou na gestão Biden, correspondendo a 99% do Produto Interno Bruno (PIB) do país.

Extrema-Direita

Por seus posicionamentos e discursos, Donald Trump é enquadrado como um político de extrema-direita, mesmo para os padrões conservadores do partido Republicano, venceu mais uma vez. Sua eleição reforça mundialmente o segmento. No Brasil, a vitória de Trump acende o alerta vermelho ao governo Lula para 2026.

Como ficarão a partir de janeiro as relações diplomáticas entre os governos Lula e Trump? A diferença ideológica é gritante entre os dois presidentes. Trump retornará à Casa Branca com moral, após uma significativa vitória nas urnas e com maioria no Congresso. É esperar para ver.

Imagem: reprodução 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Tudo nas Redes

A partir de hoje, 06, as redes sociais serão ainda mais importantes para esses nove dias que restam de campanha eleitoral. Tudo porque, ontem, o

Rapidinhas do Branco. XXIX

Presidente a todo vapor O presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas, Rafael Ribeiro, do MDB, irá iniciar os trabalhos legislativos de 2023 na próxima

O dilema do PSDB

Iniciava o dia 01 de janeiro de 2003, e com ele o fim da era tucana no Palácio do Planalto. O PT chegava ao poder

Datafolha: Governo Lula é reprovado por 40%; aprovação é de 29%

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mantém um índice de reprovação estável, de acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado.

Alepa aprova criação de Conselho de Migrantes no Pará

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presididos pelo deputado Chicão (MDB) aprovaram, na manhã desta terça-feira (27), o Projeto de Lei n° 369/2024,

Alepa sediará reunião internacional da União Interparlamentar (UIP), nesta sexta, dia 14

A Assembleia Legislativa do Pará será a casa do parlamento internacional, nesta sexta, dia 14, quando sediará a Reunião Parlamentar da União Interparlamentar (UIP), no