Dória e a eleição ao governo do Pará

COMPARTILHE:

Como é sabido, o atual governador de São Paulo, João Dória (PSDB), se apresenta como pré-candidato à Presidência da República. Quem disputa com ele a indicação do partido, que decidirá a questão através de prévias internas a serem realizadas no dia 21 de novembro, é o também governador, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.

Para conseguir apoios tucanos, ambos decidiram visitar os diretórios estaduais. Nessa corrida, Dória saiu na frente. O governador paulista desembarcou nesta sexta-feira, 10, na capital paraense. Sua agenda incluiu reuniões com Nilson Pinto, atual presidente do PSDB-PA e membros do partido. Veio buscar apoio para a sua indicação. Em sua passagem por Belém, teve encontro dentro da agenda com o governador Helder Barbalho (MDB), que conseguiu estrategicamente cooptar o “ninho” tucano.

Dória pisou em solo paraense sabendo dos conflitos que ocorrem por aqui. Foi avisado antecipadamente sobre o cenário estadual e que o PSDB vive uma divisão interna. É de seu conhecimento que o ex-governador Simão Jatene resiste e quer ser candidato novamente ao governo do Pará, mesmo com o PSDB compondo a base do governo estadual.

Todo esse enredo não estava na mira do atual governador paulista. Seu objetivo é somar apoios ao seu projeto de poder. As intrigas partidárias ele deixa para a Executiva Nacional resolver. Todavia, a sua presença na “cidade das mangueiras” é um fator político importante e problemático para Jatene, que não conta com apoio de Dória, que sabe que o ex-governador tucano se escora no grupo do senador Tasso Jereissati.

Dória, estrategicamente, deixou a questão estadual para ser resolvida pelo deputado federal Nilson Pinto, que pelo que se acompanha, já se sabe o seu veredito. Ou seja, caso Simão Jatene queira ser candidato ao governo do Pará, terá que se desfilar do PSDB, e se isso ocorrer, segundo a jornalista Franssinete Florenzano em seu portal de notícias (Uruatapera), o ex-senador Flexa Ribeiro deverá acompanhá-lo na saída do ninho tucano.

A estada do atual governador de São Paulo, em Belém, reforçou ainda mais a parceria entre o PSDB-PA com Helder Barbalho. O partido sob o comando de Nilson Pinto não deverá permitir que Simão Jatene e Flexa Ribeiro sejam, respectivamente, candidatos ao governo do Pará e ao Senado Federal.

Está tudo dominado no ninho tucano. Simão Jatene que arrume as malas.

O blog no X