Eleições 2020: pesquisa Ibope aponta disputa acirrada em Belém

0
660

Pesquisa Ibope divulgada pela TV Liberal neste sábado (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de Belém: Edmilson Rodrigues (PSOL), com 45%; seguido de perto pelo candidato Delegado Federal Eguchi (Patriota), com 43%. Branco/nulo: 8% e Não sabe/não respondeu: 4%.

Quando se analisa os votos válidos, Edmilson Rodrigues (PSOL) atinge 52%. Já Eguchi vai a 48%. Lembrando que, para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Portanto, se a eleição fosse hoje, segundo o Ibope, Edmilson Rodrigues estaria eleito.

O Ibope analisou também por segmento, que mostrou que Edmilson Rodrigues apresenta intenção de voto mais significativa entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos. São 59% deste segmento. Já o candidato Delegado Federal Eguchi se destaca entre eleitores que avaliam positivamente a gestão atual (61%) e entre os evangélicos (53%). Comparativamente, Eguchi é mais citado pelos homens (49%), do que pelas mulheres (38%).

No quesito Espontâneo, quando não se apresenta os nomes dos candidatos aos eleitores, resultado foi: Edmilson Rodrigues (PSOL): 48%. Delegado Federal Eguchi (Patriotas): 37%. Nenhum outro candidato foi citado espontaneamente; Branco e nulo somaram 10%; Não sabem ou preferem não opinar: 9%.

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos;
  • Quem foi ouvido: 602 eleitores da cidade de Belém;
  • Quando a pesquisa foi feita: entre os dias 18 e 20 de novembro de 2020;
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: PA‐08277/2020.
  • A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Com informações (adaptado do G1-Pará). Foto: Raimundo Paccó.

Deixe uma resposta