Eleições 2020: pesquisa Ibope em Parauapebas aponta reeleição de Darci Lermen

Ontem, 04, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) divulgou pesquisa que realizou em Parauapebas. Os números apresentados são altamente favoráveis ao atual prefeito Darci Lermen, que disputa à reeleição pela segunda vez. Pelo levantamento do Ibope, o atual mandatário municipal poderá ser – como diz seus apoiadores – “tetra”, ou seja, vencer pela quarta vez uma disputa eleitoral para prefeito. Um verdadeiro feito político.

Pois bem, no formato estimulado, quando se apresenta os nomes dos candidatos ao entrevistado, o resultado foi o seguinte:

 

Quando se analisa os números no formato espontâneo, quando não se apresenta os nomes dos candidatos, cabendo ao entrevistado citar a sua preferência.

Como se pode observar, há um quantitativo considerável dos que não sabem ou deixaram de emitir opinião. Ou por dúvida ou por se negar a declarar posicionamento. Para o período de início de campanha, não é algo anormal, porém demonstra que grande parte do eleitorado ainda não definiu voto.

Rejeição: 

O Ibope quis saber em qual candidato o entrevistado não votaria de forma alguma:

Valmir Mariano (PSD) – 38%

Darci Lermen (MDB) – 32%

Marcelo Catalão (Avante) – 27%

Falcão (Solidariedade) – 14%

Hipolito (Patriotas) – 9%

Julio Cesar (PRTB) – 8%

Léo da Cervebras (PSL) – 8%

Gilberto Sa (PTC) – 6%

Dr. Rubens (PSOL) – 5%

Poderia votar em todos – 1%

Não sabem ou não quiseram opinar – 10%

Expectativa de vitória

O Ibope quis saber também em que nível está a avaliação do eleitorado em relação a percepção de quem reúne as maiores chances de vencer a eleição, independente de apoio ou voto na urna. Neste quesito, não tão habitual em formulário de pesquisa eleitoral, o atual prefeito Darci Lermen voa em “céu de brigadeiro”. Vamos aos dados:

Darci Lermen (MDB) – 57%

Valmir Mariano (PSD) – 17%

Marcelo Catalão (Avante) – 5%

Julio Cesar (PRTB) – 2%

Dr. Rubens (PSOL) – 1%

Hipolito (Patriotas) – 1%

Léo da Cervebras (PSL) – 1%

Falcão (Solidariedade) – 0%

  • O Ibope informou que o nome do candidato Gilberto Sá (PTC) não constou no formulário sobre a expectativa de vitória, todavia, o citado não obteve nenhuma referência por parte dos entrevistados.

A pesquisa Ibope foi contratada por Agência de Publicidade e Marketing do Brasil Eireli / Portal Carajás o Jornal. Os dados foram obtidos em campo entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, entrevistando 406 pessoas. A sua margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foi registrada no Tribunal Regional do Pará (TRE) PA sob o número: 05409/2020.

Gráficos foram retirados do Blog do Zé Dudu. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Orquestra desafinada

O título deste artigo analítico foi emprestado da mais nova edição da revista Veja. O citado periódico fez uma ampla análise sobre o terceiro governo

Sob pressão popular, CMP deixa votação polêmica para a próxima sessão extraordinária

O grande público, em especial, os que estão sob regime de Processo Seletivo Simples (PSS), além dos que esperam pelo cumprimento da promessa de chamamento

Demanda anual por cobre deve aumentar 24% até 2035

De acordo com projeções da Wood Mackenzie, no cenário base a demanda total por cobre deverá aumentar 24%, para 42,7 Mtpa, até 2035, impulsionada principalmente

Coalizão contra Helder

Os bastidores políticos no Pará andaram muito movimentados ao fim de 2021. Diversos encontros entre agentes políticos foram registrados sucessivamente. A oposição ao governador Helder

Parauapebas: revogação de decisão judicial permite o retorno de Luiz Vieira a Semed

O Secretário de Educação Luiz Vieira que teve seus bens bloqueados e foi afastado do cargo pelo juiz Lauro Fontes Júnior, da Vara de Fazenda

Eleições 2024: Saiba o que é permitido e o que é proibido na propaganda eleitoral nas ruas e na internet

A partir do último dia 16, candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador podem realizar propaganda eleitoral. A divulgação pode ser feita