Eleições 2022: candidaturas são atualizadas a cada hora no DivulgaCandContas

COMPARTILHE:

Eleitoras e eleitores já podem consultar informações sobre candidaturas na página DivulgaCandContas, administrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O site é atualizado de hora em hora, durante todo o dia, de acordo com os dados mais recentes fornecidos pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. Constam da página as informações declaradas pelas candidatas e pelos candidatos escolhidos nas convenções partidárias que já solicitaram o registro à Justiça Eleitoral.

Informações sobre candidaturas

É possível consultar no DivulgaCandContas os números dos processos de registro de candidatura e dos Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), informações sobre ocupação, cor/raça e lista de bens declarados pelos postulantes a cargos eletivos, bem como o partido político e a coligação aos quais os candidatos pertencem, se for o caso. Também serão exibidos na página os resultados dos julgamentos dos requerimentos de registro, na medida em que forem sendo analisados pelos TREs ou pelo TSE.

Com exceção das decisões da Justiça Eleitoral quanto aos requerimentos de registro, todos os dados são informados pelas próprias candidaturas por meio do Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex). Vale lembrar que as informações referentes aos cargos de deputado federal, deputado estadual e deputado distrital – no caso do DF – bem como de senador e governador são de responsabilidade dos TREs, que organizam e coordenam os pleitos estaduais. Já os dados das candidaturas à Presidência da República são atribuição direta do TSE.

Divulgação dos relatórios financeiros

A partir do dia 16 de agosto, com o início da propaganda eleitoral, o site também passará a divulgar as prestações de contas das pessoas que pretendem disputar o pleito de outubro. Dessa data em diante, os partidos políticos deverão enviar à Justiça Eleitoral, a cada 72 horas, relatórios financeiros de campanha, que ficarão disponíveis para consulta pública no DivulgaCandContas.

Com informações do TSE.

Imagem: reprodução Internet.

O blog no X