Pesquisa Genial/Quaest: Jader Filho é o segundo interlocutor mais efetivo do governo

COMPARTILHE:

Em meio a um processo conturbado de relação política entre os Poderes Executivo e Legislativo, a Genial/Quaest resolveu fazer um levantamento para saber entre os ministros de Lula, qual tem maior reconhecimento junto a deputados e senadores. Para isso, foram consultados 183 deputados, presencialmente e on-line, entre os dias 29 de abril e 20 de maio. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em tese, interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação que se dá por meio da linguagem. É aquele que toma parte da conversação. Na prática e no caso do contexto aqui abordado, seria a quem os parlamentares mais bem avaliam em relação ao trato político, ou seja, quem recebe e se comunica melhor em nome do governo.

No ranking divulgado pela Quaest, o primeiro é o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; em segundo vem o ministro das Cidades, Jader Filho, auxiliar que vem recebendo muitos elogios públicos do presidente Lula, que o chama de “grata surpresa”. Na sequência vem diversos outros ministros com metade da avaliação do segundo colocado.

Quando a pesquisa é feita entre os parlamentares da base governista, Padilha lidera; seguido por Rui Costa (Casa Civil), em terceiro Jader Filho, das Cidades.

Quando se perguntou aos congressistas que se intitulam “independentes”, ou seja, não são governo e nem se apresentam como oposição, Jader Filho fica em segundo, quase tomando a dianteira de Alexandre Padilha.

Para os deputados e senadores da oposição, o atual ministro das Cidades, Jader Filho, é novamente o segundo melhor interlocutor na Esplanada dos Ministérios; em primeiro, novamente, é Padilha, o que é visto com naturalidade.

Como nem tudo são flores, para 43% dos parlamentares entrevistados, não há interlocutores no governo. Para os governistas, 26% apontou que não há um representante que fale pelo governo. Para os parlamentares independentes, 28% apontam que o Palácio do Planalto não tem interlocutor. Para as bancadas oposicionistas da Câmara e Senado, o índice de inexistência de interlocução direta, chegou a 76%.

O trabalho de Jader Filho à frente de uma das pastas mais importantes para o presidente Lula, a que cuida de um dos programas considerado “carro-chefe” da gestão petista, o “Minha Casa, Minha Vida”, é considerado uma referência.

Imagem: reprodução X de Jader Filho 

O blog no X