Eleições 2022: Destak acertou 95% das pesquisas que realizou no Pará

O resultado do primeiro turno das eleições no Brasil não foi nada positivo para os institutos de pesquisas de opinião e de intenção de votos. A maioria errou feio quando apontou a liderança com folga do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. Alguns, inclusive, massificaram nos últimos dias a possibilidade de vitória do petista no primeiro turno. Lula só foi liderar a contagem de votos quando já estavam com pouco mais de 70% das urnas apuradas.

No dia seguinte ao resultado nas urnas no primeiro turno, choveram críticas e dúvidas quanto a credibilidade das pesquisas na campanha eleitoral. Foi um banho de água fria em quem durante todo o primeiro turno apontou o petista líder nos levantamentos de intenção de votos dos eleitores brasileiros.

Mas nem todo mundo errou. Alguns institutos e empresas especializadas na captação de dados para pesquisas eleitorais alcançaram quase 100% de acerto em suas amostragens. Foi o caso da empresa Destak Publicidade e Marketing, que desde o início do processo eleitoral no Pará, ainda durante a pré-campanha, produziu e divulgou várias pesquisas de intenções de votos, medindo a opinião de eleitores de cinco regiões paraenses.

Os pesquisadores da Destak percorreram de forma presencial 35 municípios nas regiões da Transamazônica, Xingu, PA-279, Alto Xingu, Santarém-Cuiabá, Baixo Amazonas e Sudeste do Pará. Foram cerca de 36 mil entrevistadas e cada questionário colhido oscilou entre 10 a 13 minutos. Um trabalho que exigiu tempo, presença em campo e muita responsabilidade na tabulação dos dados coletados.

A Destak acertou 95% das suas pesquisas, sobretudo, em relação aos candidatos da região do Tapajós. Um exemplo, foi a última pesquisa divulgada para deputado estadual e federal à véspera da eleição de 2 de outubro, quando apontou a vitória da candidata Maria do Carmo (PT) e Henderson Pinto (MDB), respectivamente. Nesse levantamento, a Destak também cravou os nomes dos demais candidatos na ordem em que apareceram no resultado da votação.

Além de Maria e Henderson, a Destak acertou ao indicar o crescimento da candidata Celsa Brito (MDB) e a queda para terceiro lugar do vereador JK do Povão (PSDB). Na região de Altamira, as pesquisas também tiveram boa margem de acertos. Assim como em Oriximiná, mostrando Júnior Ferrari (PSD) eleito para deputado federal.

Na região da PA-279 confirmou a votação em primeiro lugar do candidato Torrinho Torres (Podemos). Em Altamira, o candidato Marquinho, também do Podemos, sempre apareceu na frente nas pesquisas, confirmando essa preferência nas urnas. A Destak também acertou na vitória do deputado Caveira (PL), que liderou as pesquisas em São Felix do Xingu. Eraldo Pimenta (MDB) também foi mencionado em várias pesquisas sempre apontado a vitória do parlamentar que se reelegeu para mais um mandato. O mesmo se repetiu com o deputado reeleito José Priante (MDB) que nas pesquisas da Destak liderou na região do Tapajós e lá saiu, de fato, vitorioso.

Nas pesquisas de intenção de votos para governador, a Destak não errou nenhuma. Desde a primeira pesquisa até à última, a amostragem do citado instituto apontou a vitória do atual governador no primeiro turno e com larga vantagem sobre o segundo colocado. As pesquisas mostraram o alto índice de aprovação de Helder Barbalho (MDB), o que se comprovou nas urnas.

O trabalho desenvolvido pelos coletores, estatístico e pessoal de apoio foi fundamental para a credibilidade das pesquisas realizadas pela Destak. Foram muitas entrevistas, muitos dados coletas de forma transparente e honesta para no final o resultado se mostrar satisfatório para toda a equipe.

A desconfiança nos institutos de pesquisa é justificada, em alguns casos. Mas as pesquisas são menos aceitas quando o resultado não é favorável ao candidato das pessoas. Além disso, vale ressaltar que nestas eleições, o elevado número de candidatos também contribuiu para a polarização dos votos.

A Destak  está sob supervisão do jornalista Hiromar Cardoso, mais conhecido como “Xaropinho”, que atua na área a mais de 30 anos, com passagens em diversos jornais do Estado do Pará e região, entre os quais Jornal de Santarém, O Momento, Província do Pará, Ocorrência, A Cidade, Revista Eco, Revista Agora, além do Blog do Xarope e Portal Policial.

Imagem: produção Blog do Branco. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

“Realpolitik” se impôs

Como esperado, ontem (01), os favoritos Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL) – apoiados pelo governo Jair Bolsonaro – se elegeram presidentes do Senado

A assiduidade e o “governismo” dos parlamentares da bancada federal do Pará

De forma inédita, o Blog do Branco no apagar das luzes do ano corrente, presenteia o seu leitor com um levantamento referente à presença dos

Campo Minado

Em 2021, o número de agressões a jornalistas e a veículos de comunicação manteve-se nas alturas e chegou a bater novo recorde: foram 430 casos,

Senado Federal: gastos da bancada paraense em maio

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Ex-governadora Ana Júlia receberá medalha do TCE-PA

Ana Júlia receberá, em Sessão Solene, no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), a Medalha Serzedello Corrêa. Uma honraria para a ex-governadora do

Rapidinhas do Branco. XV

Pesquisa de consumo interno Informações que chegaram ao Blog do Branco, dão conta que o deputado estadual Chamonzinho, do MDB, encomendou pesquisa eleitoral em Marabá,