Eleições 2022: Destak aponta liderança de Flexa, Helder e Lula no Tapajós

Na pesquisa Destak realizada neste mês de agosto nos 23 municípios que fazem parte da área do projeto de criação do estado do Tapajós, no Oeste do Pará, Flexa Ribeiro (PP) lidera na intenção de votos para o Senado, enquanto que Helder Barbalho (MDB) está à frente na corrida a governador e Lula (PT) é o nome preferido à Presidência da República.

Para o Senado Federal, que neste ano tem apenas uma vaga, Flexa Ribeiro (PP) aparece na frente, com 10,% das intenções de votos. Seguido por Mário Couto (PL), que cravou 7,8%. Em 3º lugar, está Beto Faro (PT) com 5,5%. O Delegado Jardel (Podemos) e Pioneiro (PSDB) aparecem tecnicamente empatados com 3,5% e 3,4%, respectivamente. Renata Fonseca (PRTB) tem 1,7%, Elielton Lira (Avante), 1,5%; Sabá da PRF (PMB), 0,9% e Paulo Castelo Branco (Pros), 0,6%.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados, aos entrevistados, as opções de candidatos, Flexa também em aparece  na liderança, com 16,3%, enquanto que Mário Couto vem a seguir com 12,9%. Beto Faro é o 3º, com 8,9% e Delegado Jardel tem 6,8% na 4ª posição. O 5º é Manoel Pioneiro, com 4,6% e Renata Fonseca tem 2,2%. A seguir aparecem Elielton Lira (1,8%), Sabá da PRF (0,6%) e Paulo Castelo Branco (0,6%). Não sabem ou não responderam somaram 44,9% dos entrevistados.

Na disputa ao Governo do Pará, o levantamento estimulado mostra Helder Barbalho (MDB), com 74,2% dos votos, seguido de Zequinha Marinho (PL), 7,9%. Os demais aparecem com menos de 2% da intenção de votos.

Na pesquisa espontânea, Helder segue na frente com 57,5%. Bem distante de Zequinha Marinho, com apenas 6,3%. Cleber Rabelo com 1,1%. Os demais candidatos não conseguem atingir 1%. Os votos flutuantes, isto é, quem está indeciso, pretende votar em branco ou anular seu voto somam 33,1%.

Na disputa pela Presidência da República, Lula aparece à frente na pesquisa espontânea, com 26,9%. Bolsonaro tem 19,5%. Em 3º, está Ciro Gomes (PDT), com 1,7%. Simone Tebet (MDB) tem apenas 1,0%. Os votos flutuantes somam 50,2%. 

Na pesquisa estimulada, Lula volta a ficar na frente de Bolsonaro. O ex-presidente tem 43,3%, enquanto que Bolsonaro aparece com 31,4%. Ciro Gomes vem a seguir com 6,5%. Simone Tebet tem 4,2%. Os demais candidatos somam 3,2%. Os indecisos e os que pretendem votar branco ou nulo chegam a 11,9%. 

O levantamento, registrado na Justiça eleitoral sob o nº PA-00753/2022, foi realizada entre os dias 9 a 12 deste mês junto a 1.100 eleitores e eleitoras da região.

Imagem: Jeso Carneiro. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Mercado eleva previsão da Selic e reduz estimativa para o dólar

O mercado financeiro elevou a projeção para a taxa básica de juros em 2026 e reduziu a expectativa para o dólar, segundo o relatório Focus

A “Casca sem a Bala”. O mandato apagado. A dependência política de Ramos. Os desafios de Moratório para 2026

  Foram 3725 votos, o quinto mais votado. Esse foi o desempenho de Anderson Moratório ao final do último processo eleitoral. Sem contar a parceria

Orgulho em ser professor

No dia de hoje, 15 de outubro, se fosse em um país desenvolvido ou pelo menos que reconhecesse verdadeiramente o exercício docente, seria no calendário

Canaã: Josemira anuncia obras da 2ª etapa da TransCarajás. Helder assinará OS

O governador do Pará, Helder Barbalho, visitará Canaã no próximo sábado (7) para assinar a Ordem de Serviço da construção da 2ª etapa da TransCarajás,

Pela primeira vez em um mês, o Brasil pode ter registrado mais mortes do que nascimentos

Analisando algumas pautas na internet, o Blog encontrou uma matéria produzida pela jornalista Fernanda Pinotti, da CNN Brasil, em São Paulo, sobre a relação de

CPI da Câmara de Marabá chega ao TCU e aumenta pressão sobre a Vale; ANM tem prazo para concluir fiscalização

A CPI do Projeto Salobo, instaurada pela Câmara Municipal de Marabá para investigar possíveis irregularidades envolvendo a atuação da mineradora Vale no município, ganhou repercussão